Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Sistemas de informação para apoio ao turismo, o caso dos Dynamic Packaging
    Publication . Ramos, Célia M. Q.; Rodrigues, Paulo M. M.; Perna, Fernando
    Na actividade turística, a informação é um bem essencial. A existência de sistemas de informação, associados ao sector turístico, caracterizados por efectuarem a gestão da informação, pode garantir às organizações uma adequação tecnológica e de sobrevivência à actual sociedade em constante mutação. Um exemplo destes sistemas de informação de apoio à actividade turística, são os sites que estão a emergir na Internet, os Dynamic Packaging, que permitem aos turistas a criação de um pacote turístico personalizado com apresentação do preço em tempo real. Tendo em contas as suas potencialidades e desafios estes sites podem ser a chave para ultrapassar algumas das ameaças com que se deparam os intervenientes desta actividade.
  • Dynamic Packaging e os Sistemas de Informação Turísticos: características, potencialidades e desafios
    Publication . Ramos, Célia M. Q.; Rodrigues, Paulo M. M.; Perna, Fernando
    O aparecimento da Internet revolucionou as operações dentro do canal da distribuição turística, obrigando à reavaliação dos intervenientes a nível da forma de actuação e de posicionamento. A distribuição turística transformou-se num dos factores mais críticos para a competitividade dos destinos e das empresas turísticas, uma vez que tem como principal função o tratamento, a combinação e a organização da informação. A Internet permitiu e facilitou o acesso instantâneo à informação turística bem como a efectuar reservas e compras de produtos turísticos. Neste contexto tecnológico, emergiram na World Wide Web sites que permitem ao turista a criação de um pacote personalizado, que apresenta o preço em tempo real, designados por Dynamic Packaging. Neste artigo, apresentamos a sua ligação com os sistemas de informação turísticos, analisando as suas potencialidades e desafios inerentes ao desenvolvimento de uma arquitectura tecnológica, que integra a complexidade e especificidade da informação relacionada com a actividade turística, bem como está sujeita às constantes alterações sofridas pelo sector do turismo, numa sociedade onde todos os dias emergem novas funcionalidades e novos conceitos.