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  • Conceção e operacionalização de um dispositivo de monitorização trajetória académica e de inserção de diplomados da UALG-1ª fase
    Publication . Carrasqueira, Helder; Cesário, M.; Neves, Oliveira
    Os objetivos comuns da educação e formação a nível europeu têm vindo a atribuir particular relevância à necessidade de modernização do ensino superior e de criação de condições ao nível do quadro de qualificações para a mobilidade no espaço europeu. Nesse sentido, têm focado a sua atuação no apoio às reformas institucionais nos domínios da aprendizagem ao longo da vida e do desenvolvimento (à escala europeia) de instrumentos comuns destinados a promover a qualidade, a transparência e a mobilidade. No passado recente, as profundas alterações resultantes do Processo de Bolonha traçaram novas perspetivas para as trajetórias de empregabilidade dos jovens, acentuaram o papel das Instituições de ensino superior na construção e definição de ofertas que respondam às dinâmicas de inovação, criatividade e empregabilidade contemporâneas e reforçaram o papel nuclear de uma apreciação regular dos resultados dos investimentos na educação superior, com interesse para:os estabelecimentos de ensino que estruturam recursos e promovem ofertas; os jovens (e famílias) que procuram estruturar as suas trajetórias formativas; e as próprias tutelas das políticas públicas que convergem na aprendizagem ao longo da vida, atentas aos sinais de eficácia das opções e prioridades nacionais.
  • Conceção e operacionalização de um dispositivo de monitorização trajetória académica e de inserção de diplomados da UALG-2ª fase
    Publication . Carrasqueira, Helder; Cesário, M.; Carrasco, Paulo; Oliveira, Pedro
    A Universidade do Algarve lançou oportunamente um estudo que incidiu sobre as trajetórias profissionais dos estudantes que frequentaram esta instituição. O estudo foi concebido e executado com base numa parceria entre a Universidade do Algarve (UAlg) e o Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE). O interesse deste estudo responde, numa primeira análise, a uma curiosidade institucional que pretende entender qual o grau de sucesso que a formação proporcionada pela UAlg está a ter, revelada pela maior ou menor taxa de atividade dos profissionais que adquiriram formação superior na Universidade do Algarve, designadamente avaliando a respetiva integração no mercado de trabalho.Mas, para além da referida curiosidade institucional, este género de estudos deverá contribuir para orientar a própria atividade da Universidade. Permitindo identificar desafios, bloqueios ou disfunções associadas às diversas linhas de formação, estudos deste tipo clarificam duas problemáticas fundamentais para o sucesso da Universidade. Por um lado, esclarecem de que forma o ambiente profissional, empresarial ou outro, acolhe os diplomados que se formaram na Universidade. Mas, por outro lado, e perante as características dos candidatos (origem social e geográfica, designadamente), o estudo revela como estes adquirem um estatuto que lhes permite superar alguns dos seus condicionalismos, resultem estes da origem social, do ambiente geográfico de onde proveem ou, ainda, da capacidade que têm para valorizar a respetiva profissão. Esta reflexão será um ótimo instrumento de monitorização sobre o sucesso da paleta de ciclos de estudo oferecidos pela Universidade, permitindo o fornecimento de indicações que, se bem utilizadas, contribuirão para a melhoria das atividades de formação universitária, identificando pertinentes intervenções na estrutura e nas orientações e podendo afetar, inclusivamente, o conteúdo de alguns cursos.