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- Conceção e operacionalização de um dispositivo de monitorização trajetória académica e de inserção de diplomados da UALG-1ª fasePublication . Carrasqueira, Helder; Cesário, M.; Neves, OliveiraOs objetivos comuns da educação e formação a nível europeu têm vindo a atribuir particular relevância à necessidade de modernização do ensino superior e de criação de condições ao nível do quadro de qualificações para a mobilidade no espaço europeu. Nesse sentido, têm focado a sua atuação no apoio às reformas institucionais nos domínios da aprendizagem ao longo da vida e do desenvolvimento (à escala europeia) de instrumentos comuns destinados a promover a qualidade, a transparência e a mobilidade. No passado recente, as profundas alterações resultantes do Processo de Bolonha traçaram novas perspetivas para as trajetórias de empregabilidade dos jovens, acentuaram o papel das Instituições de ensino superior na construção e definição de ofertas que respondam às dinâmicas de inovação, criatividade e empregabilidade contemporâneas e reforçaram o papel nuclear de uma apreciação regular dos resultados dos investimentos na educação superior, com interesse para:os estabelecimentos de ensino que estruturam recursos e promovem ofertas; os jovens (e famílias) que procuram estruturar as suas trajetórias formativas; e as próprias tutelas das políticas públicas que convergem na aprendizagem ao longo da vida, atentas aos sinais de eficácia das opções e prioridades nacionais.
- The internationalization of Portuguese hospitality for emerging marketsPublication . Carrasqueira, Helder; Garcia, Paula; Carrasqueira, Margarida CotrimThis article seeks to explain the internationalization of the Portuguese hotel industry in countries which can be referred to as emerging economies in a broad sense, in Africa and northeastern Brazil (covering 72% of hotel units and 93.8% of Portuguese chains with hotels abroad). Based on a survey applied to directors of hotel units, the study attempts to characterize the presence abroad through three vectors: dimensions of internationalization, competitive strengths and characteristics of the operations abroad. In addition to the answers to Why, What, How and Where, this article also reveals the position with respect to competitors, customers, suppliers, new entrants and substitute products. It also addresses other aspects including operational specificities such as the positioning in relation to the distribution, marketed product, standardization versus adaptation options, among others. It also attempts to answer the following question from the available data: what has been the dynamic expansion of Portuguese hospitality abroad? The process of internationalization occurred essentially throughout the Lusophone space. Only one group has a multi-market positioning and can be considered as a multinational; the rest have a multi-domestic positioning.
- Economia e educaçãoPublication . Carrasqueira, HelderApresenta a evolução da economia da educação a partir das principais correntes teóricas; apresenta as particularidades do mercado da educação e do seu funcionamento; discute o papel do Estado; apresenta uma análise do retorno do investimento em educação.
- Aplicação da metodologia DEA na análise do desempenho de núcleos científicos numa instituição de ensinoPublication . Carrasqueira, Helder; Teotónio, Isabel; Carrasco, Paulo; Rebelo, SandraO presente artigo propõe uma metodologia de análise do desempenho, para um conjunto de núcleos científicos de uma instituição de ensino superior, com recurso ao DEA. Para isso, apresenta-se uma análise diferenciada em duas vertentes: a actividade de ensino e a actividade de investigação. Neste contexto são sugeridos índices adaptados à avaliação do ensino e da investigação e discutidos os resultados obtidos pela aplicação da metodologia DEA ao conjunto de núcleos científicos da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve.
- Do propósito de desenvolvimento económico e social, à realidade das assimetrias: o caso de AlcoutimPublication . Carrasqueira, Helder; Rodrigues, LídiaNo último quarto do séc. XX, Portugal fez um esforço notório de aproximação dos seus níveis de desenvolvimento aos da média da União Europeia, em que se insere. Beneficiando de significativos apoios comunitários, podemos considerar que, no geral se fizeram progressos significativos. Porém, no dealbar do séc. XXI, quando nos debruçamos sobre a realidade nacional, verificamos que existe uma dualidade territorial para além da média de desenvolvimento: o país do litoral e o do interior. São as denominadas assimetrias do desenvolvimento, a que não é estranho o modelo económico vigente, que privilegia as economias de aglomeração, a urbanização da sociedade, onde se concentram a oferta de emprego, o ambiente sociocultural, educativo e de desporto lazer, particularmente valorizado pela sociedade actual. Este modelo, exerce um poder de atracção que designaremos de efeito eucalipto, pois tende a secar (desertificar) os territórios à sua volta que não acompanharem a sua evolução.
- Determinants for the commitment relationship maintenance between the alumni and the alma materPublication . Pedro, Ilda; Pereira, LN; Carrasqueira, HelderThis study aims to find determinants for the commitment relationship between alumni and alma mater. Based on the literature, satisfaction and image are proposed as drivers of commitment. A survey applied to 2544 alumni in a Portuguese university provides data analyzed through a structural equation modeling technique. The results present 'image of education', 'image of communication' and 'satisfaction with social and academic environment' as determinants of the commitment relationship, which provide important clues for the marketers' decision-making process when developing activities geared towards alumni. This process should emphasize aspects relating to their willingness to give back, academic and relationship quality, and institutional values. Within the Higher Education market, this study underscores the need to maintain and reinforce the relationship with alumni, and contributes to the scarce Portuguese literature on alumni matters.
- Conceção e operacionalização de um dispositivo de monitorização trajetória académica e de inserção de diplomados da UALG-2ª fasePublication . Carrasqueira, Helder; Cesário, M.; Carrasco, Paulo; Oliveira, PedroA Universidade do Algarve lançou oportunamente um estudo que incidiu sobre as trajetórias profissionais dos estudantes que frequentaram esta instituição. O estudo foi concebido e executado com base numa parceria entre a Universidade do Algarve (UAlg) e o Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE). O interesse deste estudo responde, numa primeira análise, a uma curiosidade institucional que pretende entender qual o grau de sucesso que a formação proporcionada pela UAlg está a ter, revelada pela maior ou menor taxa de atividade dos profissionais que adquiriram formação superior na Universidade do Algarve, designadamente avaliando a respetiva integração no mercado de trabalho.Mas, para além da referida curiosidade institucional, este género de estudos deverá contribuir para orientar a própria atividade da Universidade. Permitindo identificar desafios, bloqueios ou disfunções associadas às diversas linhas de formação, estudos deste tipo clarificam duas problemáticas fundamentais para o sucesso da Universidade. Por um lado, esclarecem de que forma o ambiente profissional, empresarial ou outro, acolhe os diplomados que se formaram na Universidade. Mas, por outro lado, e perante as características dos candidatos (origem social e geográfica, designadamente), o estudo revela como estes adquirem um estatuto que lhes permite superar alguns dos seus condicionalismos, resultem estes da origem social, do ambiente geográfico de onde proveem ou, ainda, da capacidade que têm para valorizar a respetiva profissão. Esta reflexão será um ótimo instrumento de monitorização sobre o sucesso da paleta de ciclos de estudo oferecidos pela Universidade, permitindo o fornecimento de indicações que, se bem utilizadas, contribuirão para a melhoria das atividades de formação universitária, identificando pertinentes intervenções na estrutura e nas orientações e podendo afetar, inclusivamente, o conteúdo de alguns cursos.
- Azeite MonterosaPublication . Carrasqueira, HelderEste capitulo do livro "Economia Portuguesa - Setores e empresas que resistem" apresenta o caso do Azeite Monterosa, um produto de elevada qualidade, reconhecido a nível nacional e internacional pelos prémios conquistados e um exemplo de empreendedorismo rigoroso e tenaz.
- Quinta do Barranco LongoPublication . Carrasqueira, HelderEste capitulo do livro Economia Portuguesa - Setores e empresas que resistem, apresenta o empreendimento Quinta do Barranco Longo, uma das novas empresas vinícolas do Algarve, cujos produtos vêm merecendo reconhecimento a nível nacional e até internacional, provando que no Algarve também se consegue fazer vinhos de boa qualidade.
- A eficácia da avaliação do ensino superiorPublication . Carrasqueira, Helder; Amaral, Alberto; Pimpão, AdrianoO presente estudo debruça-se sobre a eficácia da avaliação do ensino superior. Da avaliação é à partida expectável a capacidade de apoiar na estruturação da política pública para o sector, a prestação de contas aos vários stakeholders e funcionar como factor de credibilização interna e externa. Consumidor de recursos não negligenciáveis, o processo quando não funciona, tem o efeito recíproco. Assim, sendo o ensino superior apontado como estruturante na formação de capital humano e aumento da produtividade, porque não foram eficazes e consequentes os primeiros ciclos de avaliação em Portugal? A procura de uma resposta foi o determinante desta tese. Como enquadramento, revimos as principais etapas da evolução do binómio educação superior e economia; as questões inerentes ao uso de indicadores de desempenho; percorremos alguns dos modelos de avaliação que vigoraram no exterior e detivemo-nos nos primeiros ciclos de avaliação a nível nacional; concluímos com uma abordagem à problemática da formação de rankings e a sua articulação com os bens públicos/privados. A análise empírica assentou em indicadores de desempenho colectados nos relatórios de auto-avaliação. Calibramo-los posteriormente num modelo de síntese que designámos de Indice de Desempenho dos Cursos. Identificámos grupos e cursos de desigual desempenho. Contrastámos o resultado com uma análise estatística multivariada e comparámos as duas soluções encontradas. Acresceu uma análise pelo modelo Data Envelopment Analisys, que permitiu identificar os cursos eficientes e ineficientes. Os modelos revelaram capacidade para apresentar resultados mensuráveis para cada curso, informando da sua posição relativa e a comparação a cursos de referência, evitando avaliações circulares; reduzem a informação assimétrica e imperfeita, aspecto essencial para a promoção da melhoria interna/aumento da competitividade; tendem a enfatizar os bens públicos que é suposto a educação produzir; propomos ainda a disponibilização dos dados no sentido de poderem ser manuseados directamente pelos stakeholders, pelo que pode ser considerado um instrumento activo de prestação de contas. Em suma, uma avaliação que se pretende eficaz deve assentar em indicadores de desempenho, calibrados em modelos de síntese capazes de atingir resultados, quer como apoio das Comissões de Avaliação Externas, quer na prestação de contas aos stakeholders e consequente credibilidade nacional e internacional.