Loading...
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- Sistema de reconhecimento de matrículasPublication . Santos, Joaquim; Rodrigues, J. M. F.Introdução: os sistemas de visão para o reconhecimento de matrículas são, actualmente, utilizados em inúmeros casos, onde é necessário fazer a monitorização e controlo de tráfego automóvel [3, 4, 5], tais como controlo de parques de estacionamento, identificação de carros roubados, pagamentos automáticos e gestão de trânsito (entre outros). A difusão deste tipo de sistemas deve-se à facilidade de utilização, fiabilidade e aos diminutos recursos humanos necessários para o seu funcionamento. Este artigo descreve o funcionamento de um sistema que permite sem nenhuma intervenção humana accionar um semáforo (ou uma cancela) de um parque automóvel, utilizando para tal o reconhecimento por visão da matrícula do veículo à entrada do parque e a sua comparação com as matrículas já existentes numa base de dados. O trabalho foi realizado dentro do âmbito da disciplina de projecto da licenciatura bietápica em Engenharia Eléctrica e Electrónica. O sistema baseia-se na aquisição da imagem da parte frontal do carro, onde deve estar incluída a matrícula. Esta aquisição pode ser feita por uma vulgar WebCam, ou através de um conjunto de câmara e frame grabber (placa de aquisição e tratamento de imagem). Neste caso particular utilizou-se uma WebCam. Pela análise dessa imagem, o sistema, localiza a área da matrícula retirando-a da imagem global (segmenta- a). De seguida, analisa a referida área, detectando as zonas onde se encontram os caracteres, derivando assim uma série de novas imagens que são alvo de uma busca e reconhecimento de caracteres, tendo como resultado uma sequência de caracteres que dão origem à matrícula.
- Arquitectura do córtex visual com aplicações na visão por computadorPublication . du Buf, J. M. H.; Rodrigues, J. M. F.O estudo da visão humana atrai o interesse de muitos cientistas ao longo dos séculos, como por exemplo em 1704 por Newton na visão a cores e 1910 por Helmholtz na óptica fisiológica. No entanto, as primeiras contribuições na visão computacional começaram por volta de 40 anos atrás quando os primeiros computadores apareceram. Por volta de 1980, David Marr estabeleceu as bases para a moderna teoria de visão computacional.
- Fine arts edutainment: the amateur painterPublication . Almeida, D.; Carvalho, Brito; Rodrigues, J. M. F.; du Buf, J. M. H.; Nunes, S.A new scheme for painterly rendering (NPR) has been developed. This scheme is based on visual perception, in particular themulti-scale line/edge representation in the visual cortex. The Amateur Painter (TAP) is the user interface on top of the rendering scheme. It allows to (semi)automatically create paintings from photographs, with different types of brush strokes and colour manipulations. In contrast to similar painting tools, TAP has a set of menus that reflects the procedure followed by a normal painter. In addition, menus and options have been designed such that they are very intuitive, avoiding a jungle of sub-menus with options from image processing that children and laymen do not understand. Our goal is to create a tool that is extremely easy to use, with the possibility that the user becomes interested in painting techniques, styles, and fine arts in general.
- Perception-based painterly rendering: funcionality and interface designPublication . Nunes, S.; Almeida, D.; Brito, Vera; Carvalho, J.; Rodrigues, J. M. F.; du Buf, J. M. H.Painterly rendering (non-photorealistic rendering or NPR) aims at translating photographs into paintings with discrete brush strokes, simulating certain techniques (im- or expressionism) and media (oil or watercolour). Recently, our research into visual perception and models of processes in the visual cortex resulted in a new rendering scheme, in which detected lines and edges at different scales are translated into brush strokes of different sizes. In order to prepare a version which is suitable for many users, including children, the design of the interface in terms of window and menu system is very important. Discussions with artists and non-artists led to three design criteria: (1) the interface must reflect the procedures and possibilities that real painters follow and use, (2) it must be based on only one window, and (3) the menu system must be very simple, avoiding a jungle of menus and sub-menus. This paper explains the interface that has been developed.
- Segmentação de imagens acústicasPublication . Rodrigues, J. M. F.O processamento de imagem tem entre outras aplicações a melhoria a codificação e o reconhecimento de padrões, pode se citar como exemplos de áreas onde se efectua essa aplicação: o diagnostico medico (raios X, ressonância magnética, ultra som) a detecção remota (aviões e satélites) e a geologia (análise dados sonares e sísmocos).