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  • Creativity and problem solving in the development of organizational innovation
    Publication . Cardoso de Sousa, Fernando; Monteiro, Ileana Pardal; Pellissier, René
    This research focuses on creativity and innovation management in organizations. We present a model of intervention that aims at establishing a culture of organizational innovation through the internal development of individual and team creativity focusing on problem solving. The model relies on management’s commitment and in the organization’s talented people (creative leaders and employees) as a result of their ability in defining a better organization. The design follows Min Basadur’s problem solving approach consisting of problem finding, fact finding, problem definition, solution finding and decision implementation. These steps are carried out using specific techniques and procedures that will link creative people and management in order to initiate the process until problems are defined. For each defined problem, project teams will develop possible solutions and implement these decisions. Thus, a system of transformation of the individual and team creativity into organizational innovation can be established.
  • A liderança inovadora na hotelaria algarvia
    Publication . Monteiro, Ileana Pardal; Cardoso de Sousa, Fernando
    Este estudo procura demonstrar a eficácia do método de Resolução Criativa de Problemas (RCP) na melhoria das preferências face ao pensamento divergente e na implicação com a equipa, bem como na gestão do conhecimento. Equipas de RCP, num primeiro grupo de sete empresas (48 participantes) e num segundo de três (41), foram objecto de um pre-post teste de preferências face ao pensamento divergente e, apenas no segundo grupo, a uma escala de implicação para com o grupo. Os factos registados durante as sessões foram categorizados e sujeitos a análise factorial de correspondências. Os resultados revelam uma mudança favorável ao pensamento divergente e um aumento da implicação emocional com o grupo. Da mesma forma, a análise dos factos demonstrou que as empresas possuem orientações diferentes quanto à natureza da inovação, conforme a especificidade da situação. A generalização destes resultados ao nível organizacional permitirá contribuir para o desenvolvimento de sistemas eficazes de inovação organizacional.
  • A liderança inovadora na hotelaria algarvia
    Publication . Monteiro, Ileana Pardal; Cardoso de Sousa, Fernando
    Este artigo resume uma investigação realizada para compreender o processo de inovação na hotelaria de qualidade através da acção dos chefes inovadores. Para o efeito, utilizando um instrumento construído a partir da teoria dos constructos pessoais de Kelly, inquiriram-se 519 empregados de 16 unidades hoteleiras do Algarve, de quatro e cinco estrelas, tendo sido igualmente construídos os mapas perceptivos de 24 chefes inovadores e 6 não inovadores, a partir da análise factorial de correspondências das entrevistas realizadas. Os resultados salientaram as diferenças entre a forma como as chefias inovadoras e não inovadoras são vistas pelos colaboradores e mostraram que a inovação tinha mais probabilidades de emergir nos departamentos de back office, onde as contribuições do cliente eram filtradas pelos colaboradores. Salientaram também que a inovação resulta dos processos interactivos, ou seja dos processos de comunicação, formais e informais, de aumentar os conhecimentos e melhorar as relações chefia – colaborador, levando todos os actores a dar atenção aos pequenos detalhes e a investir nos processos reflexivos que permitem a melhoria contínua e a inovação.
  • Por um sistema de inovação Organizacional. A liderança de equipas na resolução de problemas complexos
    Publication . Cardoso de Sousa, Fernando; Monteiro, Ileana Pardal; Almeida, H.
    Dizer que o grande segredo do sucesso das empresas, especialmente em tempos conturbados, é a sua adaptabilidade às condições do mercado, parece um lugar-comum mas não deixa de ser verdade. No entanto, afirmar que a adaptabilidade é função da capacidade das chefias em levar os colaboradores a pensar em modos inovadores, já não parece tão evidente, por isso iremos dedicar este artigo à demonstração desta perspectiva.
  • Por um sistema de inovação organizacional
    Publication . Cardoso de Sousa, Fernando; Monteiro, Ileana Pardal; Almeida, H.
    Dizer que o grande segredo do sucesso das empresas, especialmente em tempos conturbados, é a sua adaptabilidade às condições do mercado, parece um lugar comum mas não deixa de ser verdade. No entanto, afirmar que a adaptabilidade é função da capacidade das chefias em levar os colaboradores a pensar em modos inovadores, já não parece tão evidente, por isso iremos dedicar este artigo à demonstração desta perspectiva.