Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 14
  • Caracterização e medidas mitigadoras das inundações em Vilamoura, Algarve
    Publication . Lança, Rui; Rocheta, Vera Lúcia da Silva; Granja-Martins, Fernando M.; Fernandez, Helena; Pedras, Celestina M. G.
    Este artigo visa analisar as inundações da Ribeira do Vale Tesnado, zona poente de Vilamoura (Algarve), e as soluções integradas que geram a diminuição da probabilidade e da magnitude das mesmas. Para tal, esta análise foi dividida em quatro etapas: i) estudo hidrológico da bacia hidrográfica a montante, com vista à determinação de caudais de cheia; ii) estudo hidrodinâmico, no qual se efetua a modelação numérica do escoamento na zona com risco potencial significativo, considerando o efeito das diversas estruturas hidráulicas existentes; iii) identificação dos níveis atingidos pela inundação associada a períodos de retorno de 10 e 100 anos e mapeamento das áreas inundáveis; iv) análise de resultados e identificação de soluções integradas com vista à minimização da frequência e da magnitude das inundações. A aferição do modelo foi realizada através da comparação dos níveis de cheia observados a 8 de novembro de 2012 (com base em testemunhos locais, marcas de cheia, fotografias e vídeos) com os obtidos da modelação numérica.
  • Deteção remota aplicada à rega dos espaços verdes urbanos
    Publication . Pedras, Celestina M. G.; Fernandez, Helena; Lança, Rui; Valín, I.; Da Silva, Elisa Maria De Jesus; Silva, Maria Rafaela; Lopes, G.; Rosa, H.; Ribeiro, A.; Granja-Martins, Fernando M.
    A nova cultura da água visa a conservação dos recursos naturais e o aumento do rendimento produtivo da água nos espaços verdes públicos e privados. Estes espaços assumem uma relevância no bem-estar e na qualidade de vida das populações urbanas. No entanto, o aumento da área verde em climas mediterrâneos estará inevitavelmente associado ao aumento do consumo em água. A rega surge com a finalidade de fazer face às necessidades hídricas das plantas em função das caraterísticas climáticas da região. Esta situação é mais relevante quando a escolha das plantas não recai sobre as autóctones e a água para a rega tem origem na rede de distribuição de água potável. Nos últimos anos, alguns municípios em Portugal têm vindo a implementar a instalação de dois tipos distintos de contadores de água: consumo doméstico e rega. Assim, garante-se água para rega com tarifário de menor custo, visto não incluir tratamento de água residual. Desde 2012, que a vila de São Brás de Alportel implementou este sistema de rega para os jardins privados. O presente trabalho tem como objetivos o estudo da evolução dos consumos de água na rega dos espaços verdes privados que aderiram a este sistema e a monitorização da rega nos espaços verdes públicos, para uma gestão sustentável da água. A monitorização será realizada pela avaliação da qualidade dos espaços verdes através da deteção remota, integrada com a informação dos dados climáticos e dos consumos de água.
  • Propriedades hidráulicas de solos algarvios em cenário pós-incêndio
    Publication . Da Silva, Elisa Maria De Jesus; Almeida, Soraia; Lança, Rui; Costa, Rui; Fernandez, Helena; Granja-Martins, Fernando M.; Pedras, Celestina M. G.
    A ocorrência de incêndios florestais tem implicações nas propriedades hidráulicas dos solos. (Pierce et al., 2004), devido ao aparecimento de uma camada superficial de cinzas por combustão da mata e arvoredo. A fim de caracterizar a modificação das propriedades hidráulicas do solo devido à presença de incêndios florestais, foi realizada uma campanha experimental em que se recolheram amostras de solo da Serra Algarvia e do litoral Algarvio, sob as quais foram realizados ensaios de simulação de incêndio. Foram de igual modo realizados ensaios para caracterização das propriedades físicas dos solos em questão e sua classificação. Na simulação dos ensaios de incêndio foram consideradas diferentes quantidades de material combustível. Em seguida, realizaram-se novos ensaios para determinar o teor em água no solo e realizaram-se também ensaios de infiltração, com infiltrómetro de duplo anel, de modo a determinar a condutividade hidráulica quase saturada (Ks) e a sorvidade (S) nas diferentes amostras.
  • Efeito do incêndio de Catraia no comportamento hidrológico da bacia hidrográfica do Rio Séqua
    Publication . Almeida, Soraia; Granja-Martins, Fernando M.; Fernandez, Helena; Costa, Rui; Pedras, Celestina M. G.; Da Silva, Elisa Maria De Jesus; Lança, Rui
    O uso e a ocupação do solo, e os incêndios florestais influenciam a relação entre precipitação-escoamento superficial e, consequentemente, o regime de cheias num curso de água. Neste estudo utilizou-se o modelo Hydrologic Engineering Center - Hydrologic Modeling System para simular a resposta hidrológica da bacia hidrográfica do Rio Séqua, em cenário pré-incêndio e pós-incêndio de Catraia, Algarve, Portugal. Os resultados revelam que os caudais de ponta de cheia sofrem um incremento de 25% nas sub-bacias hidrográficas mais afetadas pelo incêndio.
  • Estratégias para a gestão da água em espaços verdes: Jardins complexos vs relvados.
    Publication . Pedras, Celestina M. G.; Fernandez, Helena; Martins, Fernando; Lança, Rui; Valín, Isabel
    Os espaços verdes urbanos são hoje em dia bastante comuns em qualquer ambiente Mediterrâneo, em forma de jardins complexos e/ou relvados, ocupando em alguns casos vastas áreas. A estratégia de gestão da água irá proporcionar a sua manutenção de acordo com os padrões de qualidade visual requeridos. Atendendo a que, estes espaços não visam a produção máxima de biomassa então, a estratégia para a gestão da água de rega não deverá ser a mesma da utilizada na produção de alimentos. A rega dos relvados deverá ser estabelecida com base no conhecimento da evapotranspiração da paisagem (ETL, mm/dia), função da evapotranspiração de referência (ETo, mm) e do coeficiente da paisagem (KL). A gestão da rega deverá ser estabelecida atendendo às características do solo existente no local. Nos jardins complexos onde existem misturas de plantas com diferentes exigências em água (com diferentes valores de KL) a gestão da rega torna-se mais complicada. Este estudo visa assim classificar as diferentes áreas verdes existentes em ambiente Mediterrâneo e mostrar de que forma é possível melhor adequar as estratégias de rega à gestão da água em relvados e jardins complexos, atendendo às diferentes necessidades hídricas das plantas, de forma a torná-los mais sustentáveis numa região sujeita a escassez hídrica.
  • Modificação das propriedades hidráulicas dos solos da Serra algarvia devido aos incêndios florestais
    Publication . Lança, Rui; Rocheta, Vera Lúcia da Silva; Martins, Fernando; Fernandez, Helena; Da Silva, Elisa Maria De Jesus; Pedras, Celestina M. G.
    Os incêndios florestais produzem um solo extremamente seco coberto por cinza, resultante da combustão do coberto vegetal, que quando exposto a precipitações intensas pode dar origem a inundações extremas. As inundações após incêndio poderão estar relacionadas com a diminuição da capacidade de infiltração do solo, efeito resultante da colmatação e preenchimento por compostos voláteis dos poros e depósito da camada de cinza na superfície. Para caracterizar a condutividade hidráulica, ks, e a sorvidade, S, foram realizados ensaios laboratoriais com um infiltrómetro de duplo anel em amostras de solo não perturbadas. Para o efeito foram recolhidas 4 amostras não perturbadas de solo característico da serra algarvia, com as dimensões 50x50x25 cm. Sobre 3 amostras, foram colocadas diferentes quantidades de material combustível, conduzindo a diferentes quantidades de cinza. Posteriormente, foram realizados ensaios com um infiltrómetro de duplo anel na amostra de referência não ardida e nas 3 amostras afetadas pelo incêndio simulado em laboratório. Os resultados mostram diferentes valores de ks, S e consequentemente diferentes valores da capacidade de infiltração do solo.
  • Multicriteria analysis for design of microirrigation systems. Application and sensitivity analysis
    Publication . Pedras, Celestina M. G.; Pereira, Luís S.
    This paper presents a practical application of the DSS MIRRIG for the design of a microirrigation system for a citrus orchard in Algarve (Portugal). Several alternatives were considered using different emitter types (drippers, sprayers, pressure-compensating and non-pressure compensatingemitters), different pipe sizesandlayouts withand without pressure regulation valves, as well as different pressure head and discharge at the upstream end of the systems. This application is described and the ranking of alternative designs is analysed using the weights given by the farmer to the hydraulic, economic and environmental criteria. An analysis of impacts resulting from selecting different weights is presented aimed at understanding the sensitivity of the model in relation to those criteria. In addition, a sensitivity analysis is performed to test the robustness of the algorithms used for ranking with respect to changes in concordance and discordance threshold values, which show that the values selected by the model are those providing for a more clear ranking of design alternatives.
  • Urban agriculture as a keystone contribution towards securing sustainable and healthy development for cities in the future
    Publication . Skar, S. L. G.; Pineda-Martos, R.; Timpe, A.; Pölling, B.; Bohn, K.; Külvik, M.; Delgado, C.; Pedras, C. M. G.; Paço, T. A.; Ćujić, M.; Tzortzakis, N.; Chrysargyris, A.; Peticila, A.; Alencikiene, G.; Monsees, H.; Junge, R.
    esearch and practice during the last 20 years has shown that urban agriculture can contribute to minimising the effects of climate change by, at the same time, improving quality of life in urban areas. In order to do so most effectively, land use and spatial planning are crucial so as to obtain and maintain a supportive green infrastructure and to secure citizens' healthy living conditions. As people today trend more towards living in green and sustainable city centres that can offer fresh and locally produced food, cities become again places for growing food. The scope of urban agriculture thereby is to establish food production sites within the city's sphere; for example, through building-integrated agriculture including concepts such as aquaponics, indoor agriculture, vertical farming, rooftop production, edible walls, as well as through urban farms, edible landscapes, school gardens and community gardens. Embedded in changing urban food systems, the contribution of urban agriculture to creating sustainable and climate-friendly cities is pivotal as it has the capacity to integrate other resource streams such as water, waste and energy. This article describes some of the current aspects of the circular city debate where urban agriculture is pushing forward the development of material and resource cycling in cities.
  • MIRRIG: a decision support system for design and evaluation of microirrigation systems
    Publication . Pedras, Celestina M. G.; Pereira, Luís S.; Gonçalves, Jorge
    The decision support system (DSS) MIRRIG has been developed to support the design of microirrigation systems and to advise farmers as a result of field evaluations. It is written in Visual Basic 6.0, runs in a Windows environment, and uses a database with information on emitters and pipes available in the market, as well as on crops, soils and the systems under design. MIRRIG is composed by design and simulation models and a multicriteria analysis model that ranks alternative design solutions based upon an integration of technical, economic and environmental criteria. User friendly windows are adopted for handling the databases and to manage the sub-models. The model allows creating and comparing a set of design alternatives relative to the pipe system and the emitters, either drip or microsprinkling emitters. For each alternative, the pipe system is sized and the irrigation system is simulated to produce performance, environmental and economic indicators. These include uniformity of water application, potential for contamination with agrochem- icals due to water percolation, and installation and operation costs. Those indicators are used as attributes of the selected criteria. All alternatives are then compared and ranked through multicriteria analysis where the weights giving the relative importance of the adopted criteria are defined by the user. These procedures allow selecting the best design alternative and solving the complexities involved in the design of microirrigation systems. The model is available from the website www://ceer.isa.utl.pt/cms or by contacting cpe- dras@ualg.pt.
  • Incêndio da Catraia (Tavira). Livro-guia da viagem de estudo. I Seminário da rede incêndios-solo
    Publication . Pedras, Celestina M. G.; Da Silva, Elisa Maria De Jesus; Martins, Fernando; Fernandez, Helena; Lourenço, Luciano; Lança, Rui
    A visita técnica às áreas ardidas no incêndio da Catraia, como ficou conhecido, está integrada no último dia do programa do I SEMINÁRIO DA REDE INCÊNDIOS- -SOLO e I SIMPÓSIO IBERO-AFRO-AMERICANO DE RISCOS, subordinado ao tema “Riscos, Incêndios Florestais e Território”. Esta visita será acompanhada por técnicos da Câmara Municipal de São Brás que irão apresentar os aspetos mais relevantes relativos ao processo de ignição e propagação do incêndio que deflagrou entre 18 e 21 de Julho de 2012, assim como os principais efeitos na área afetada.