Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Práticas de colaboração entre o Ensino Superior e o Projeto TEIP: reflexões sobre um campo frutífero para a formação dos professores dos vários níveis de ensinoPublication . Quintas, Helena; Borges, Maria Leonor; Amado, Nélia; Sérgio Vieira, LuísA presente comunicação pretende analisar as mútuas vantagens para a formação e desenvolvimento profissional docente que advêm da relação entre o Ensino Superior e o projeto “Territórios Educativos de Intervenção Prioritária” (TEIP), da iniciativa do Ministério da Educação. Ao longo das várias fases do projeto sempre existiram parcerias locais que articulam os objetivos do projeto e as necessidades identificadas em cada agrupamento/escola com os recursos e as competências das instituições de Ensino Superior dos respetivos territórios. Por parte da Universidade, a aposta nas atividades de Extensão - que viabilizam a intervenção da Universidade na Sociedade - está, cada vez mais, a afirmar-se como um campo privilegiado da sua ação. Tradicionalmente mais vocacionadas para o ensino e para a investigação, a prestação de serviço no âmbito dos TEIP configura uma forma de atuação da vertente extensão universitária. Os autores desta comunicação, docentes de uma instituição de Ensino Superior que desde os primórdios do Projeto colabora com as escolas TEIP da região onde está inserida, analisam vários ângulos de benefício mútuo que advém desta colaboração, tais como os contributos que os peritos TEIP da universidade podem dar às escolas com quem colaboram, e o retorno, em termos de formação e de desenvolvimento profissional, que decorre dessa colaboração.
- A realização pessoal na relação pedagógica: estudo do bem-estar subjectivo de professores dos 2º e 3º Ciclos do ensino Básico e do Ensino secundárioPublication . Sérgio Vieira, Luís; Jesus, Saul Neves deNeste trabalho procuramos analisar as relações entre variáveis pessoais, em especial variáveis de natureza vocacional e algumas dimensões da personalidade, variáveis contextuais, com destaque para o clima escolar e para factores socioprofissionais, e variáveis directamente relacionadas com a relação pedagógica, com o bem-estar subjectivo de professores. Foram inquiridos 526 professores dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário de todo o país de diferentes áreas científicas. Para a avaliação das variáveis em estudo utilizámos o Inventário de Interesses Vocacionais (Ferreira & Hood, 1995), o Questionário para Avaliação da Motivação do Professor (Jesus, 1996), o Inventário de Personalidade de Jackson (Ferreira, 1991; Jackson, 1976), as Escalas de Clima Social na Escola (Moos & Trickett, 1974; Bastos, 1998), a Escala da Atitude Afectiva da Time Attitude Scale (Nuttin, 1972; Santos, 1992), as Escalas da Afectividade Positiva e da Afectividade Negativa (Watson, Clark, & Tellegen, 1988; Simões, 1993) e a Escala de Satisfação com a Vida (Diener et al., 1985; Simões, 1992). Os resultados obtidos sugerem que os factores pessoais de natureza vocacional e a personalidade (inovação), a motivação intrínseca e o empenhamento profissional são as variáveis preditoras mais relevantes do bem-estar subjectivo dos professores.
- The contribution of professional coach for emotional and psychological adjustment of soccer playerPublication . Silva, José Eduardo; Sérgio Vieira, Luís; Gomes, AlexandraABSTRACT: The aim of this study was to explore the perception of professional soccer coaches about their contribution to the psychological and emotional player's adjustment. It is a qualitative study and dates were obtained by semi-structured interviews conducted with ten professional soccer coaches. A descendent hierarchical corpus identified four classes organized into two themes. Theme 1 (the coach and soccer player toward competition demands) corresponds to class 1 (soccer coach profile) and 2 (soccer player in competition), and theme 2 (the coach and player psychological dimension), class 3 (player psychological dimension) and 4 (relationship coach-player).Results allowed us to understand that coaches appreciate the player psychological dimension, but they reveal a fragile domain on regular mastery of strategies for player's psychological and emotional regulation.
- Modelo integrativo de teorias cognitivas da motivação. Uma investigação realizada com professoresPublication . Jesus, Saúl; Sérgio Vieira, Luís; Almeida, H.; Santos, J.; Gomes, Alexandra; Martins, C.Neste estudo começamos por fundamentar a pertinência de um modelo integrativo que integre diversas teorias cognitivistas da motivação, no sentido de explicar como é que diversas variáveis motivacionais se relacionam e influenciam mutuamente, para melhor compreender o empenhamento e também o bem-estar profissional. O modelo que apresentamos parte do Modelo do Desânimo Aprendido e dos Modelos Expectativa-Valor da Motivação Humana, em particular do Modelo da Discrepância Motivacional, mas procura superar algumas das limitações destes modelos, integrando também os contributos da Teoria da Motivação Intrínseca e da Teoria da Auto-Eficácia. Posteriormente procurou-se validar empiricamente o modelo proposto, formulando instrumentos para avaliação das variáveis em estudo e realizando uma investigação em que participaram algumas centenas de professores, a qual permitiu demonstrar o sentido empírico do modelo. Desta forma, o modelo proposto e validado pode servir de suporte teórico para fundamentar algumas estratégias de formação que podem ser usadas para promover a motivação e o bem-estar profissional, em particular dos professores. Terminamos apontando para futuras linhas de investigação em que, noutros domínios de realização, nomeadamente alunos em contexto escolar, a motivação pode ser prevista e incentivada.