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  • Seismic retrofitting of an existing masonry school building: a case study in Algarve
    Publication . Estêvão, João M. C.; Tomás, Bruno; Laranja, Roberto; Braga, Alfredo Manuel Gonçalves Silva
    One of the goals of the PERSISTAH project is the seismic assessment of primary school buildings existing in Algarve (Portugal) and Huelva (Spain) regions, and to propose retrofitting solutions for the buildings that present a high seismic risk level. These solutions are to be implemented in two pilot school buildings, one in the Algarve and the other in Huelva. The most vulnerable school buildings that were identified in Algarve were the masonry buildings, which were built before the existence of modern seismic codes. The primary school selected for retrofitting is located at Bracanes (Olhão). At first, a nonlinear seismic static analysis was carried out using the N2 method, trying to apply advanced seismic analysis methods to practical problems. This led to the conclusion that the existing building does not comply with the seismic level established in the NP EN1998-3:2017 code (EC8-3). Because there is already a rigid roof system, the selected retrofitting strategy is the consolidation of the vertical structure, namely applying one solution presented in the EC8-3. This case study has shown the difficulties of applying the EC8-3 to the Algarve region, and what it is possible to do to overcome those problems.
  • Caracterização de patologias recorrentes na construção algarvia
    Publication . Laranja, Roberto; André, António; Braga, Alfredo Manuel Gonçalves Silva
    O Laboratório de Construção e Estruturas (LCE) do Departamento de Engenharia Civil (DEC) do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve realizou ao longo dos últimos anos, diversas peritagens técnicas a edifícios na região algarvia. Contam-se por várias dezenas as construções examinadas e são as ilações daí retiradas que constituem a base deste artigo. As peritagens têm sido realizadas nos vários tipos de construções, sobretudo a edifícios construídos nas décadas de 80 e 90 do séc. XX e providos duma estrutura reticulada de betão armado. A utilização da estrutura e equipamentos do LCE, tem permitido, através da realização de ensaios, quer “in situ” quer em laboratório, proceder a uma avaliação objetiva das patologias existentes. Entre as anomalias mais difundidas, refere-se as deficiências de projeto (sobretudo na omissão de pormenorização), manifestações de fissuração e humidade, e a deterioração do betão armado. As manifestações mais disseminadas de patologia são a ocorrência de fissuração, sobretudo de origem não estrutural e o aparecimento de humidades, que se traduz pela manifestação de eflorescências (e criptoflorescências), bolores, enodoamentos e desprendimentos de pintura. A nível estrutural também se identificaram alguns casos de fendilhação, embora o aspeto mais sintomático seja a deterioração do betão armado. Enquanto as anomalias anteriormente referidas serão comuns a edifícios, qualquer que seja a respetiva zona de implantação, a degeneração do betão armado tem uma particular incidência na zona costeira, sempre que a respetiva proteção não é suficientemente acautelada e a qualidade de construção não é a desejável. A agressividade ambiental que se faz sentir sobre a generalidade dos edifícios, assume especial relevância nas povoações costeiras de Monte Gordo, Quarteira, Albufeira, Armação de Pêra e Portimão, onde a construção para segunda habitação foi muito intensa e em alguns casos de qualidade duvidosa. Os ensaios realizados em edifícios localizados nessas povoações evidenciaram, além de profundidades de carbonatação muito elevadas, reveladoras da falta de compacidade e deficiência qualitativa do betão, teores de iões cloreto elevados, pelo ambiente marinho a que se encontram expostos. As peritagens técnicas que serviram de base a esta apresentação, constituem uma forma de apoio à comunidade, providenciando uma avaliação objetiva das deficiências construtivas e constituem um estímulo para melhorar o nível qualitativo da construção na região. Por outro lado, possibilitam a apresentação aos alunos do DEC (salvo a necessária garantia de confidencialidade) de casos de estudo reais, algumas vezes através da observação “in loco”, constituindo assim uma mais valia para a sua formação.