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Título: Classificação para SPA em empreendimentos turísticos: proposta de classificação em três categorias – Midscale***, Upscale**** e LuxurySPA*****
Autor: Pedro, Cristina Maria Rodrigues Valente
Orientador: Neves, Paulo
Palavras-chave: Classificação
SPA
Transparência na oferta
Método de Delphi
Data de Defesa: 20-Mar-2017
Resumo: O foco da presente dissertação é criar uma matriz de classificação para SPA em empreendimentos turísticos, propondo três categorias – Midscale SPA***, Upscale SPA**** e Luxury SPA*****. A atual e constante proliferação de negócios associados ao produto de turismo de saúde e bem-estar tem levado à difusão do número de SPA verificando-se a inexistência de um padrão estruturado e de transparência na oferta deste tipo de produto, sobretudo ao nível dos empreendimentos turísticos. A revisão da literatura concentrou-se em questões relacionadas com as caraterísticas operacionais dos SPA, oferta e procura, o segmento de luxo e a marca e as classificações existentes para os mesmos ao nível internacional. O método de Delphi com duas rondas de questionários aos experts permitiu determinar através do primeiro (N=25), a importância dos critérios apresentados para a categoria Midscale SPA*** e identificar os mesmos para as duas categorias superiores. Através do segundo questionário (N=23) observou-se a importância dos critérios para as categorias Upscale SPA**** e Luxury SPA*****. A proporção para a pontuação mínima de cada categoria foi obtida através da existente entre as categorias 3*, 4* e 5* da classificação dos empreendimentos turísticos na Portaria Nº137 de 28 de Abril de 2008, tendo-se atribuído 1000 pontos mínimos à categoria Luxury SPA*****. Obteve-se para a categoria Midscale SPA*** a pontuação mínima de 828 pontos, de 949 para a Upscale SPA**** e de 1000 para a Luxury SPA*****. A diferenciação observou-se sobretudo na variação do número e tipo de equipamentos, nas áreas mínimas do SPA e zonas húmidas, na composição e número de profissionais da equipa técnica, no tipo e número mínimo de serviços oferecidos na brochura, por categoria. Denotou-se também importância acrescida nas qualidades pessoais dos recursos humanos, na sua imagem pessoal e profissional e na manutenção programada e periódica dos equipamentos, consoante o elevar na categoria.
Descrição: Dissertação de mestrado, Direção e Gestão Hoteleira, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve, 2017
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/10078
Designação: Direção e Gestão Hoteleira
Aparece nas colecções:ESG1-Teses
UA01-Teses

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