Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/10087
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGregório, Maria Helena-
dc.date.accessioned2017-10-11T14:07:20Z-
dc.date.available2017-10-11T14:07:20Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.isbn978-989-8472-82-3-
dc.identifier.otherAUT: MHG02299;-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/10087-
dc.description.abstractDesenvolvemos este trabalho com o propósito de analisar e compreender como o contrato de autonomia determina ou influencia a gestão das organizações escolares. Nestas organizações, a descentralização, a autonomia e a liderança para a melhoria dos resultados escolares dos alunos têm vindo a receber mais atenção na sua compreensão e análise. Seguimos a metodologia de investigação qualitativa e optámos pelo estudo de caso, de escolas da região algarvia. Para a análise dos dados recolhidos junto de lideres escolares (de topo e lideranças intermédias), utilizámos a análise de conteúdo, realizada através de computador. Os resultados apurados são apresentados numa perspetiva análise global. Encontramos, nos resultados apurados, indicadores referentes a descrições sobre como se vivenciam, no dia-a-dia, os processos de gestão e de liderança. Estes não se referem apenas ao contratualizado e ao modo como as escolas tiveram que criar condições para a sua aplicação, mas também em vários âmbitos e extensões do desenvolvimento organizacional e profissional. Destacam-se os papéis desempenhados pelas lideranças de topo e lideranças intermédias (distribuídas), que se tornaram mais assertivas e com uma ação mais robusta na obtenção dos melhores resultados dos alunos.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversity of Algarve. CIEO – Research Centre for Spatial and Organizational Dynamicspt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPolíticas educativaspt_PT
dc.subjectOrganizações escolarespt_PT
dc.subjectContratos de autonomiapt_PT
dc.subjectLiderança para a melhoriapt_PT
dc.titleLiderança para a melhoria dos resultados escolares: estudo de casopt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
degois.publication.firstPage15pt_PT
degois.publication.lastPage24pt_PT
degois.publication.locationFaropt_PT
degois.publication.titleProceedings of the II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences, 11th - 12th May 2017 University of Algarve, Faro, Portugalpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
Aparece nas colecções:FCH3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
II International Congress 2017 CIEO_artigo.pdf531,2 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.