Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/11066
Título: Vocabulary acquisition by students of EFL: an analysis of secondary school textbooks, teachers' perceptions tomard L2 vocabulary acquisition and the use of EFL textbooks in Chile
Autor: Bastías, Jorge Carrasco
Orientador: Cabral, Maria de Lurdes Ferreira
Palavras-chave: Vocabulário
Manuais
Aquisição de segunda língua
Listas de frequência
Abordagem comunicativa na aquisição de língua estrangeira
Abordagem lexical
Cobertura
Data de Defesa: 2011
Resumo: Tem sido observado que, no contexto educacional chileno do ensino de Inglês como língua estrangeira, os professores confiam nos manuais como uma ferramenta útil e estandardizada para o ensino e a aprendizagem de vocabulário. Assim, é importante investigar como os manuais apresentam o vocabulário, bem como se as metodologias utilizadas pelos professores fazem parte das abordagens atuais para o ensino e, consequentemente, para a aprendizagem duma segunda língua. Este estudo tem dois objectivos: analisar o vocabulário activo de quatro dos manuais de Inglês como língua estrangeira, de forma a ser comparada com listas de frequência do British National Corpus; e recolher através de um questionário, as respostas de dezasseis professores sobre as teorias para a aprendizagem de idiomas subjacentes às actividades de vocabulário usadas por eles na aula de língua Inglesa. No entanto, mantém-se em aberto a questão se essas descobertas podem permanecer, num estudo realizado com uma amostra maior de professores inquiridos. O estudo combina metodologia quantitativa e qualitativa, a fim de obter dados que permitiram responder às perguntas de pesquisa. Os resultados do estudo mostram que os manuais precisariam de algumas alterações, a fim de reduzir a lacuna existente quando comparados com as listas de frequência do corpus. Os resultados também demonstram que os professores enfatizam a importância dos aspectos lexicais da linguagem, de acordo com os princípios estabelecidos na abordagem comunicativa para o ensino de línguas estrangeiras. Este estudo pretende ainda contribuir para a compreensão do fenómeno da aquisição de vocabulário de segunda língua, no contexto das escolas Chilenas.
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/11066
Designação: Mestrado em Ciências da Linguagem
Aparece nas colecções:FCH1-Teses
UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado_Jorge Bastías.pdf1,81 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.