Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/11067
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dc.contributor.advisorVieira, Luís Sérgio-
dc.contributor.authorHilário, Jorge André Mendes-
dc.date.accessioned2018-12-05T19:19:34Z-
dc.date.available2018-12-05T19:19:34Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/11067-
dc.description.abstractPretende-se, com o presente estudo, avaliar o impacto do programa “Exploração - A chave Universal”, uma intervenção de consulta psicológica vocacional em grupo, breve e estruturada, destinada a facilitar a tomada de decisão de carreira, construção de interesses e tomada de consciência dos níveis de indecisão vocacional de jovens em processo de finalização do ensino básico. De acordo com Almeida e Freire (1997), este estudo pode ajustar-se na categoria de intervenção quasi-experimental, pois verifica-se a existência de duas condições: (i) uma situação para o efeito de controlo (alunos do 8º ano de escolaridade, sem intervenção psicológica vocacional) e um grupo experimental (alunos do 8º ano de escolaridade, selecionados aleatoriamente de uma população, com intervenção psicológica vocacional) e, ainda; (ii) a utilização de medidas de pré e pós-teste, em ambos os grupos. Desta forma, os grupos investigados são avaliados em dois momentos distintos no tempo, antes e após a manipulação da variável independente, ou seja, a referida intervenção psicológica vocacional. A manipulação da condição quasi-experimental acontece após a distribuição aleatória dos participantes pelas duas condições. A amostra é constituída por 136 alunos do 8.º ano de escolaridade, 51.5% dos quais são raparigas (N=70) e 48.5% são rapazes (N=66), com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos de idade (M=13.65; DP=1.043), a frequentar escolas básicas de tutela pública, na região sul de Portugal. Os alunos estão divididos em 7 turmas, Secundária A (N=19), Secundária B (N=24), Cacela C (N=23), Cacela D (N=22), D. José A (N=15), D. José B (N=18), e D. José C (N=15), de 3 diferentes estabelecimentos de ensino (Escola Secundária de Vila Real de Santo António, EB 2,3 I. D. Fernando e EB 2,3 D. José 1), sendo as 4 primeiras turmas das 2 primeiras escolas incluídas no grupo experimental e as 3 turmas finais relativas à Escola D. José 1, o grupo de controlo.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.subjectExploração vocacionalpt_PT
dc.subjectInteressespt_PT
dc.subjectIndecisãopt_PT
dc.subjectVocacionalpt_PT
dc.subjectImpacto da Intervençãopt_PT
dc.titleAvaliação do impacto de uma intervenção vocacional no desenvolvimento de comportamentos exploratórios em alunos do 8º ano de escolaridadept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais-
thesis.degree.levelMestre-
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapt_PT
Aparece nas colecções:FCH1-Teses
UA01-Teses



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