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dc.contributor.advisorGonçalves, Fernando Ribeiro-
dc.contributor.authorCosta, Maria Antónia Rasa Correia da-
dc.date.accessioned2012-10-01T14:24:11Z-
dc.date.available2012-10-01T14:24:11Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.other2004-
dc.identifier.other37.04 COS*Des 1-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/1710-
dc.descriptionDissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, , Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2004por
dc.description.abstractO período de estágio permite o desenvolvimento do aluno no contexto pedagógico através da relação interpessoal professor/aluno e das práticas/experiências formativas. Centrando-se a aprendizagem no aluno, através da vivência, análise, reflexão e discussão das situações estas tornam-se formativas. Torna-se importante que a prática educativa/formativa assuma essa consciência e conduza à aquisição/desenvolvimento de competências pessoais contribuindo para o desenvolvimento do aluno enquanto pessoa. O papel do professor é fundamental no contexto da relação pedagógica, como mobilizador do desenvolvimento pessoal do aluno, ajudando-o a adquirir competências pessoais que uma vez asseguradas, facilitam o desenvolvimento das competências técnicas. Ao contemplar a preparação do aluno para novas situações, habilita-o para o desempenho das actividades profissionais numa sociedade em mudança. O estudo das relações entre o desempenho do professor em momento de estágio e o desenvolvimento pessoal do aluno constituiu o foco da nossa investigação. Elaborámos o nosso mapa conceptual que nos facilitou uma melhor compreensão do fenómeno em estudo e conduziu à construção do modelo explicativo teórico, traduzindo de forma esquemática aquilo que pretendíamos estudar. Aplicámos um instrumento de recolha de dados a uma população de alunos numa Escola Superior de Enfermagem, que validou o nosso modelo explicativo teórico, transformando-o em modelo explicativo emergente. Obtido o nosso modelo explicativo emergente, passámos à construção de um instrumento de observação das relações inscritas no modelo. Um questionário validado pelos actores do processo educativo, traduz o contributo da nossa investigação para a melhoria da relação educativa no ensino da enfermagem.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesempenho do professorpor
dc.subjectEstágiopor
dc.subjectRelações interpessoaispor
dc.subjectRespeitopor
dc.subjectCompetências pessoaispor
dc.titleDesenvolvimento pessoal do aluno de enfermagem em ambiente de formaçãopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.por
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Observação e Análise da Relação Educativapor
Aparece nas colecções:FCH1-Teses
UA01-Teses

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