Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/2379
Título: Metodologia de apoio à gestão energética de edifícios e iluminação pública dos municípios: caso de estudo: "Município de Albufeira"
Autor: Torrão, José Luís Godinho
Orientador: Mortal, António Manuel de Sousa Baltazar
Palavras-chave: A governação nas autarquias
Agenda 21 local
Desenvolvimento sustentável
Auditorias energéticas
Iluminação pública e gestão de energia
Data de Defesa: 2010
Resumo: Este trabalho consiste na apresentação de uma Metodologia no sentido de apoiar a Gestão Energética dos Municípios, baseada nos Serviços Informáticos e de Informação Geográfica existentes nas Autarquias e em Auditorias a todos os Edifícios Autárquicos, Postos de Transformação e Apoios de Iluminação Pública existentes em cada concelho, com excepção da parte relativa aos transportes. Assim, a Metodologia permitirá caracterizar energeticamente a Autarquia e gerir melhor os seus equipamentos energéticos, identificar medidas com viabilidade económica, diminuir custos com pessoal, melhorar a manutenção da aparelhagem e quantificar o custo de todas as operações. Tal facto, permitirá reduzir os consumos em energia, tornar mais eficazes os equipamentos energéticos, promover a eficiência energética, optimizar e racionalizar os processos operacionais para apoiar os processos de decisão da gestão autárquica. O cruzamento de todos os dados energéticos que serão disponibilizados no sistema informático do gestor de energia do município, no qual está inserido um serviço de informação geográfica, vai permitir a visualização em tempo real de todos os equipamentos energéticos existentes nos edifícios, postos de transformação e apoios de iluminação pública no município. A partir do facto de que todo o existente se encontra informatizado, o gestor de energia pode não só monitorizar tudo o que diga respeito a problemas de energia, como comparar e apreciar novos projectos e orçamentos, assim como eventualmente executar, todos os dias, melhorias em todos os elementos energéticos, sem se levantar da sua secretária para verificações no terreno.
Descrição: Dissertação de mest., Engenharia do Ambiente (Avaliação e Gestão Ambiental), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2010
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/2379
Designação: Mestrado em Engenharia do Ambiente. Avaliação e Gestão Ambiental
Aparece nas colecções:FCT1-Teses
UA01-Teses



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.