Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/2800
Título: Diagenese, fluxo sedimentar e subida global do nível do mar como factores de controle da geoquímica dos sedimentos estuarinos
Autor: Boski, T.
Wilamowski, A.
Moura, Delminda
Correia, Victor
Veiga-Pires, C.
Santana, Paulo
Data: 2005
Citação: Boski, T.; Wilamowski, A.; Moura, D.; Correia, V.; Veiga-Pires, C.; Santana, P.Diagenese, fluxo sedimentar e subida global do nível do mar como factores de controle da geoquímica dos sedimentos estuarinos, Trabalho apresentado em XIV Semana de Geoquimica/VIII Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa, In XIV Semana de Geoquimica/VIII Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa, Coimbra, Portugal, 2005.
Resumo: 0 presente texto apresenta a discussão dos mais recentes resultados de estudo da geoquímica e mineralogia das sequências sedimentares acumuladas durante Plistocénico terminal e Holocénico nos dois principais estuários da Costa Sul Portuguesa, Estuário do Rio Guadiana e Estuário do Rio Arade. Em ambos, verifica-se um processo de rápida acumulação de massa sedimentar ate ca 7000 anos cal BP, sob a influência de rápida subida pós-glacial do mmm. A partir desta altura ate o presente a sedimentação nos sistemas estuarinos passa a ser sobretudo controlada pela redistribuição dos sedimentos localmente disponíveis. No estuário do Arade a proximidade entre a área alimentadora e a área de deposição reflecte-se pela abundância c diversidade dos minerais pesados erodidos do Maciço Alcalino de Monchique e da faixa vulcânica . No Estuário do Guadiana a assinatura da bacia de drenagem e menus espectacular dada a monotonia mineralógica do Flish Varisco. A sulfatoredução. oxidação dos sulfuretos e neoformação dos carbonatos são os principais processos de diagenése mineral, ligada a ciclo da matéria orgânica (MO) acumulada nos sedimentos. A taxa media de acumulação da MO que até 7000 a a calBP é aproximadamente 200 g m-2/ano-1 diminui posteriormente até aproximadamente 30% desse valor.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/2800
Aparece nas colecções:FCT2-Artigos (em revistas ou actas indexadas)
CIM2-Artigos (em revistas ou actas indexadas)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
BoskietalAbstractAveiro2005.pdf13,54 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.