Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/3033
Título: Validação da versão portuguesa da Situational Motivation Scale (SIMS) em contextos académicos
Autor: Gamboa, Vitor
Valadas, Sandra Teodósio
Paixão, Olímpio
Data: 2013
Editora: Universidade do Minho
Resumo: A Escala da Motivação Situacional – SIMS (Guay, Vallerand & Blanchard, 2000), procura avaliar, de acordo com o modelo hierárquico da motivação intrínseca / extrínseca de Vallerand (1997), a motivação experimentada no decurso da realização de uma tarefa específica. Na presente comunicação pretendemos dar conta dos principais resultados do estudo de tradução e adaptação à população portuguesa da SIMS, junto de uma amostra de 312 estudantes do ensino superior. Globalmente, os resultados das análises psicométricas dos itens e das diferentes subescalas (amotivação, regulação externa, regulação identificada e motivação intrínseca) atestam a qualidade psicométrica da SIMS. No que se refere à validade de constructo (CFA), os contributos dos fatores e os índices de qualidade do ajustamento demostraram a necessidade de eliminação de dois itens, o que parece estar de acordo com os resultados encontrados em outros estudos de validação (e.g., Martín-Albo, Núñez & Navarro, 2009). Em síntese, os resultados obtidos parecem suportar a utilização da versão portuguesa da escala SIMS para avaliar a motivação situacional em contexto académico.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/3033
ISBN: 978-989-8525-22-2
Aparece nas colecções:FCH2-Artigos (em revistas ou actas indexadas)

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