Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/3047
Título: Estudo de tradução, adaptação e validação do ASSIST numa amostra de estudantes universitários portugueses
Autor: Valadas, Sandra Teodósio
Gonçalves, Fernando Ribeiro
Faísca, Luís
Palavras-chave: Abordagens ao estudo
Concepções de aprendizagem
Estudantes universitários
ASSIST
Data: 2009
Editora: CIED - Universidade do Minho
Resumo: Neste estudo são analisadas as abordagens ao estudo, concepções de aprendizagem e preferências por diferentes estilos de ensino características de estudantes universitários. Foi nossa intenção construir uma versão portuguesa do Approaches and Study Skills Inventory for Students — short version (Tait, Entwistle & McCune, 1998), aferindo a sua validade e fidelidade numa amostra de estudantes universitários portugueses. Os resultados na validade de constructo e os indicadores de fidelidade do instrumento parecem demonstrar que, no global, o ASSIST avalia os constructos teóricos subjacentes e os estudantes que integraram este estudo parecem, de facto, revelar determinadas formas de abordar as tarefas de estudo e de aprendizagem. São, contudo, de destacar algumas limitações, não só características de instrumentos desta natureza, mas também resultantes dos próprios procedimentos e de alguns resultados menos satisfatórios em algumas das subescalas do inventário.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/3047
Aparece nas colecções:FCH2-Artigos (em revistas ou actas indexadas)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RevistaPortuguesadeEducação_v22n2a09.pdf86,29 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.