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Authors
Abstract(s)
É atualmente reconhecido que os grandes eventos desportivos são fortes catalisadores
no desenvolvimento económico das regiões, tendo vindo a ser realizadas investigações
que visam analisar, sectorialmente, este fenómeno. Os métodos de análise do impacto
económico realizados ex-ante têm sido amplamente utilizados em megaeventos (através
das matrizes input-output e mais recentemente através dos modelos de equilíbrio geral),
e os métodos aplicados ex-post têm utilizado multiplicadores que permitem, depois da
contabilização do impacto direto, o cálculo do impacto indireto e induzido. Nesta linha,
outros estudos têm desagregado o impacto total e, em eventos de dimensão intermédia,
utilizam metodologias circunscritas aos impactos diretos.
Não obstante a necessidade de mensurar os impactos que os eventos produzem nas
economias no seu todo e na sequência da constatação de que algumas das metodologias
que agregam todos os impactos não produzem os melhores efeitos, desenvolveu-se um
trabalho no âmbito da contribuição da análise do impacto direto no processo de tomada
de decisão na gestão de grandes eventos desportivos, que assentou essencialmente: (1)
na contabilização e análise dos impactos diretos produzidos pelos visitantes residentes e
não residentes; (2) na análise CHAID dos vários segmentos de indivíduos não
residentes que visitaram o evento enquanto principal razão de visita; (3) na análise dos
indivíduos residentes que visitaram o evento enquanto principal razão de visita; e (4) no
estudo da perceção dos empresários locais do canal HORECA ao nível do impacto que
os eventos protagonizaram nas economias locais.
Os resultados indicam impactos económicos significativos para as economias, mais
expressivo no caso do evento Portugal Masters (entre € 4 360 050,00 e € 5 420 137,50)
face ao evento 1000 km’s do Algarve (entre € 2 824 431,00 e € 3 133 921,00), valores
percecionados pelos empresários como significativos essencialmente a nível local.
Através da metodologia CHAID, tendo em conta a variável dependente como “principal
razão de visita”, encontraram-se segmentos de visitantes não residentes dos eventos,
explicados pelas variáveis relativas ao papel que os visitantes representaram nos eventos
e à realização de férias mesmo que o evento não decorresse no local de acolhimento. Da
análise destacaram-se, economicamente, os segmentos do evento 1000 km’s do Algarve.
Description
Dissertação de mest., Gestão Empresarial, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2012
Keywords
Gestão de empresas Impacto económico Gestão de eventos Portugal - Algarve