Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/451
Título: A influência do professor no gosto pela Matemática nos alunos
Autor: Marujo, Marisa Alexandra Porfírio
Orientador: Gonçalves, Fernando Ribeiro
Palavras-chave: Teses
Matemática
Ensino
Professor
Aluno
Aprendizagem
Estilos de ensino
Concepções
Data de Defesa: 2007
Resumo: O presente estudo enquadra-se no âmbito da Observação e Análise da Relação Educativa e tem por objectivo estudar a influência do professor no gosto pela Matemática nos alunos, com a finalidade de construir um instrumento de observação e análise. Este estudo divide-se em duas fases. A primeira é estruturada em torno da validação do Modelo Explicativo Teórico e, consequentemente a construção do Modelo Emergente, através da aplicação de um inquérito por questionário. Na segunda, realizada com base na anterior, construiu-se um instrumento de Observação e Análise para a temática em questão. São vários os factores que influenciam os alunos no que refere às suas concepções, crenças, atitudes e conhecimento da Matemática. O professor é um dos factores principais que influencia o gosto por esta disciplina, e consequentemente pela sua aprendizagem. Como estratégia de investigação, optou-se por escolher um distrito e aplicar um questionário aos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, onde se pronunciaram sobre o seu gosto pela Matemática, a aula desta disciplina e o estilo de ensino utilizado pelo professor nestas aulas.
Descrição: Dissertação mest., Observação e análise da relação educativa, Universidade do Algarve, 2007
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/451
Designação: Mestrado em Observação e Análise da Relação Educativa
Aparece nas colecções:FCH1-Teses
UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Marisa.pdf758,71 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.