Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/5987
Título: Satisfação das famílias de crianças com necessidades educativas especiais em intervenção precoce
Autor: Correia, Inês Margarida Palma
Orientador: Martins, Maria Helena Venâncio
Palavras-chave: Psicologia da educação
Psicologia da família
Satisfação
Crianças
Necessidades educativas especiais
Intervenção precoce
Infância
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente estudo pretende avaliar o grau de satisfação das famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) a usufruir do serviço de Intervenção Precoce na Infância (IPI). Para avaliar a satisfação de 67 famílias de crianças, em idade pré-escolar com NEE, a usufruir do serviço de IPI, num dos agrupamentos de escolas de referência, no sotavento algarvio, recorreu-se à Escala Europeia de Satisfação das Famílias em Intervenção Precoce (ESFIP, adaptada por Cruz, Fontes & Carvalho, 2003). Os resultados gerais demonstram que o índice de satisfação das famílias inquiridas é de 1.24, o que traduz um nível de satisfação bom. A análise destes resultados permitiu perspetivar um conjunto de áreas onde será necessário proceder a algumas alterações, nomeadamente na acessibilidade e divulgação do serviço de IPI e também ao nível das oportunidades que deverão permitir aos pais entrar em contacto com outros pais. Ao compararmos o índice global de satisfação das famílias em Portugal com os índices obtidos em serviços similares de outros países verificamos que, em termos de desempenho, Portugal se situa entre dois países com níveis de desempenho distintos, nomeadamente entre o Luxemburgo e a Bélgica.
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/5987
Designação: Mestrado em Psicologia da Educação
Aparece nas colecções:FCH1-Teses
UA01-Teses

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