Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/7014
Título: A implementação do balanced scorecard nas instituições de ensino superior em Portugal: Análise da sua importância para a melhoria do desempenho organizacional e das dificuldades de implementação
Autor: Mendonça, Elsa M. G. P.
Orientador: Santos, Sérgio Pereira dos
Cândido, Carlos
Palavras-chave: Avaliação do desempenho
Balanced scorecard
Ensino superior
Dificuldades de implementação
Data de Defesa: 2014
Resumo: As instituições de ensino superior enfrentam, atualmente, desafios significativos, ao nível dos custos, mudanças demográficas, aumento da concorrência e expetativas públicas. Para criar mecanismos de avaliação e controlo de qualidade e responder às novas solicitações, quer do Governo, quer da sociedade, é fundamental desenvolver estratégias de atuação mais exigentes, adequados sistemas de informação e de controlo de gestão que permitam melhorar o processo de tomada de decisão e aumentar continuamente os índices de eficiência, eficácia e economia (Salas e García, 1999). Um mercado altamente competitivo passa a exigir competências pouco desenvolvidas anteriormente: gestão estratégica dos recursos e capacidades; gestão da imagem perante a sociedade; estudantes com preparação adequada para o mercado de trabalho e avaliação de desempenho (Mainardes et al., 2010). Dada a evidência empírica da utilização do Balanced Scorecard neste tipo de instituições, analisa-se, neste estudo, a extensão com que este sistema está a ser implementado em Portugal, a importância que lhe é atribuída pelos órgãos de gestão para a melhoria do desempenho institucional e as dificuldades que têm surgido ao longo do processo de implementação. Com base num inquérito por questionário enviado às instituições de ensino superior portuguesas e no tratamento estatístico dos dados obtidos, o estudo permitiu apurar que há um elevado grau de sensibilidade relativamente ao contributo do Balanced Scorecard para a concretização dos objetivos estratégicos das instituições e que as principais dificuldades surgem ao nível da definição dos objetivos, indicadores e metas, dos sistemas de informação e da articulação do trabalho em equipa e entre setores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/7014
Designação: Mestrado em Gestão Empresarial
Aparece nas colecções:FEC1-Teses
UA01-Teses

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