Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/7066
Título: Resiliências e suporte social nas necessidades educativas especiais
Autor: Franco, Andreia Sofia da Costa
Orientador: Martins, Maria Helena
Palavras-chave: Psicologia educacional
Resiliência
Suporte social
Famílias
Crianças
Alunos com necessidades educativas especiais
Data de Defesa: 2014
Resumo: A família representa um contexto fundamental e privilegiado que contribui significativamente para o desenvolvimento harmonioso da criança. No entanto, perante uma situação de adversidade ou risco, como é o caso do nascimento de uma criança com necessidades educativas especiais (NEE), é necessário que a família seja suficientemente flexível para se adaptar às novas circunstâncias, sendo necessárias características como a resiliência e a existência de um suporte social que permita dar resposta às suas necessidades e ultrapassar as adversidades. A presente investigação consiste num estudo descritivo-correlacional, que objetiva analisar a resiliência e o suporte social de pais de crianças com NEE. Integra uma amostra de 33 pais (N=33), os quais responderam a um questionário sociodemográfico e dois instrumentos: a Escala de Apoio Social e o Inventário MSCR (Measuring State and Child Resilience). Os inquiridos da presente investigação, revelaram indicadores de um ajustamento positivo, contribuindo para tal, quer as suas características de resiliência, quer o facto de apresentarem uma boa perceção de suporte social. Os resultados sugerem boas capacidades dos pais para lidar com a situação de adversidade que a presença de uma criança com NEE representa, isto é, de resiliência. Revelam, ainda, uma perceção média relativamente ao apoio prestado, sendo que o cônjuge surge enquanto uma importante fonte de suporte social, na medida é considerado o elemento que presta maior nível de suporte. Os resultados obtidos parecem evidenciar o potencial inerente ao sistema familiar destes pais para ultrapassar positivamente os desafios, recuperar e crescer perante a adversidade.
Descrição: Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Socias, Universidade do Algarve, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/7066
Designação: Mestrado em Psicologia da Educação
Aparece nas colecções:FCH1-Teses
UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Andreia.pdf941,02 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.