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Título: Ser educador de infância na creche: entre os discursos e as práticas (Um estudo multicasos)
Autor: Rodrigues, Ilda Clara Almeida da Cruz
Orientador: Pinheiro, Augusto Luís de Brito Henriques
Palavras-chave: Teses
Educadores de infância
Creche
Práticas educativas
Data de Defesa: 2009
Resumo: A presente dissertação enuncia o percurso de uma pesquisa empírica realizada com três educadoras de infância que desenvolvem a sua actividade profissional no contexto educativo, creche. Tenciona este trabalho compreender / interpretar o grau de concordância entre aquilo que as educadoras mencionam sobre as suas concepções de criança, de educação e de intervenção educativa, segundo os princípios teóricos que dizem adoptar, e as práticas educativas desenvolvidas com crianças da primeira infância. Pretende-se assim ter acesso ao grau de consistência existente entre o pensamento e a acção das educadoras, entre os discursos e as práticas. Elege-se como objecto de estudo a repercussão da inter-relação entre os saberes de referência e o saber-fazer do educador de infância, quer nas suas práticas profissionais quotidianas construídas e desenvolvidas no contexto educativo de creche, quer nos discursos produzidos em situação de entrevista relativamente a essas mesmas práticas. A presente investigação, tem as características de um estudo multicasos, inserindo-se num paradigma interpretativo, recorrendo a procedimentos de observação participante e a uma análise qualitativa de inspiração fenomenográfica, conducentes a uma narrativa dos «dizeres e dos fazeres» dos educadores de infância, ou seja, de diversas modalidades dos fenómenos educativos. Esta opção visa uma aproximação à realidade social, que possibilite compreender e interpretar o comportamento humano inserido no seu quadro referencial e interactivo, para que se possa apreender os sentidos expressos e ocultos dos seus comportamentos. Através destas opções metodológicas, visando a compreensão e interpretação do que significa Ser Educador de Infância na Creche constatámos globalmente uma sintonia entre os discursos e as práticas das educadoras participantes.
Descrição: Dissertação de mest., Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/724
Designação: Mestrado em Ciências da Educação. Especialização em Educação de Infância
Aparece nas colecções:FCH1-Teses
UA01-Teses

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