Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/770
Título: De/para uma prática teatral no 1º ciclo do ensino básico: projecto de investigação - acção
Autor: Neiva, Manuel Fernando Gonçalves
Orientador: Costa, Isabel Pinto Alves
Palavras-chave: Teses
Pedagogia
Teatro
Educação
Representação teatral
Data de Defesa: 2009
Resumo: A origem deste estudo residiu no interesse e na conciliação de dois binómios: teatro-educação, e investigação-acção. A partir de abordagens psicológicas (Piaget, Vygotsky e Winnicot), teatrais (Brecht, Koudela, Boal, Spolin), articuladas com outros autores e pressupostos considerados pertinentes para os campos desta investigação, e dos procedimentos metodológicos da investigação-acção, pretendeu-se, ao longo do processo, com a contextualização, produção e recepção do texto dramático adaptado “O Círculo de Giz Caucasiano” de Bertolt Brecht, problematizar e fundamentar a exequibilidade de uma prática teatral no primeiro ciclo do Ensino Básico. A dinamização simples de actividades dramáticas fomenta por si o desenvolvimento das crianças. No entanto, uma intervenção directa por parte do docente, uma cooperação nas explorações e na estruturação de conceitos, procedimentos e atitudes dos participantes, pode levar a uma maior modificação activa e responsável do mundo ou partes dele e/ou dos sujeitos. Nesta actividade híbrida e transformadora, as crianças jogam e trabalham com e sobre convenções sociais e teatrais, negoceiam significados e soluções a partir de vectores do texto que se transformam em hipóteses de aprendizagem. Assim, a organização e implementação deste projecto, na escola n.º10 do Lagarteiro (Porto), veio demostrar que as práticas e concepções no campo teatral de um grupo de crianças, do terceiro e quarto ano do primeiro ciclo do Ensino Básico, podem ser mais abrangentes a partir da exploração de um indutor teatral e contribuírem para o desenvolvimento destas crianças a dois níveis: o ser - cidadão e o ser - cultural.
Descrição: Dissertação de mest., Educação Artística, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/770
Designação: Mestrado em Educação Artística. Especialização em Teatro e Educação
Aparece nas colecções:FCH1-Teses
UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Mestrado - Manuel Neiva - De-para uma prática teatral n.pdf2,23 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.