Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/871
Título: Imagens animadas realizadas por crianças na sala de aula: motivação, literacia e criatividade
Autor: Graça, Marina Estela
Palavras-chave: Animação
Educação em arte
Audiovisuais
Literacia
Criatividade
Novas tecnologias
Data: 17-Dez-2008
Citação: Convergências, Revista de Investigação e Ensino das Artes, 2
Resumo: Na comunidade europeia da era da sociedade de informação, da transmissão mediática de conhecimentos e da economia criativa é imprescindível encontrar metodologias de ensino interessantes, capazes de cativar as crianças mas, igualmente, capazes de aliciar professores que não estão familiarizados com processos de produção, equipamentos e linguagens audiovisuais, suportados ou não por tecnologias digitais. Neste ensaio a autora propõe-se demonstrar que a utilização de técnicas de imagem animada, enquanto veículo no processo de aprendizagem, consegue responder não apenas às recomendações e objectivos europeus como, mais especificamente, permite desenvolver a criatividade e a literacia visual e audiovisual no contexto da sociedade altamente mediatizada que se avizinha. Torna possível, sobretudo, um processo pedagógico simultaneamente concreto, inclusivo e apoiado: tanto para professores que querem utilizar regularmente ferramentas digitais no contexto da sala de aula como para que estes possam criar um ambiente de trabalho de projecto em equipa propício a alunos individualmente distintos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/871
ISSN: 1646-9054
Versão do Editor: http://convergencias.esart.ipcb.pt/autor/31
Aparece nas colecções:ESE2-Artigos (em revistas ou actas indexadas)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ImagemAnimada_MarinaEGraca_Convergencias-esart.pdf325,53 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.