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http://hdl.handle.net/10400.1/956
Título: | Porque razão se formam os adultos? Motivações e expectativas dos formandos dos cursos de educação e formação |
Autor: | Fonseca, Cláudia Elisabete Pires Reis da |
Orientador: | Quintas, Helena |
Palavras-chave: | Educação e Formação de Adultos Motivação Expectativa Aprendizagem dos adultos Competência |
Data de Defesa: | 2010 |
Resumo: | O presente trabalho de investigação, desenvolvido no âmbito da Educação e Formação de Adultos, centra-se no estudo das motivações e expectativas que orientam os adultos na escolha e na frequência de cursos de educação e formação. O objectivo da investigação é contribuir para aprofundar o conhecimento sobre os motivos e as expectativas que conduzem os indivíduos à escolha e à frequência de cursos de educação e formação de adultos. Tendo em conta que se considera que esta problemática constitui a interligação entre o sistema educativo, o mundo do trabalho e a sociedade em geral, construiu-se um quadro teórico de referência a partir de uma abordagem multidisciplinar, de forma a fornecer uma perspectiva compreensiva que pudesse abarcar a complexidade dos fenómenos em questão, na perspectiva da investigação educativa. O presente estudo desenvolveu-se com uma amostra de indivíduos que frequentavam Cursos de Educação e Formação de Adultos de Técnico/a de Acção Educativa, entre o final de 2009 e o início de 2010, no Algarve, sendo composta por 61 indivíduos, 13 do género masculino e 48 do género feminino. Foi utilizado o “Questionário de Motivação para a Formação”, de Carré (2001), traduzido e aplicado pela investigadora, mediante o qual se obteve um conjunto de dados que foram posteriormente analisados à luz do quadro teórico inicialmente construído. Na presente investigação, que é de natureza quantitativa, procedeu-se ao processamento/tratamento dos dados recolhidos através da estatística descritiva, mediante a utilização do Programa Microsoft Office Excel 2007, nomeadamente as medidas de tendência central, a média. Em conclusão verificou-se que os motivos mais seleccionados pelos adultos foram factores extrínsecos como os Motivos Vocacional (Enriquecimento do curriculum vitae), Operacional Profissional (Melhoria do desempenho no trabalho) e Económico (Progressão profissional). |
Descrição: | Dissertação de mest., Ciências da Educação (Educação e Formação de Adultos), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010 |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.1/956 |
Designação: | Mestrado em Ciências da Educação. Especialização em Educação e Formação de Adultos |
Aparece nas colecções: | FCH1-Teses UA01-Teses |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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