Belo, AnaCastela, GuilhermeFernandes, Silvia Brito2014-06-192014-06-192013-121646-9895AUT: SFE00975;http://hdl.handle.net/10400.1/4431O objetivo do presente artigo é analisar o potencial das redes sociais no desempenho das pequenas e médias empresas da região do Algarve, tendo sido efectuado um questionário para o efeito. O estudo empírico realizado revela que os dados recolhidos (de 70 empresas) possuem boas qualidades psico-métricas. Procedeu-se a uma análise categórica de componentes principais, a qual identificou duas principais tipologias de objectivos nas redes sociais: redes sociais para interacção produto-cliente e pesquisa ou conhecimento; e redes sociais com potencial para o marketing. Uma análise suplementar - análise hierárquica de clusters (com recurso ao método de agrupamento de Ward) - identificou três padrões de empresas consoante o seu grau de envolvimento em redes sociais: cluster Social Tec Grau 1; cluster Social Tec Grau 2 e cluster Social Tec Grau 3. Estas análises permitem validar uma metodologia sustentável para este tipo de avaliação.porRedes sociaisInternetPadrõesDesempenhoAmbientes colaborativos virtuais: potencial das redes sociais. O caso das empresas do Algarvejournal articlehttp://dx.doi.org/ 10.4304/risti.12.65-79