Guerreiro, AntónioCarmo, Bruna2014-03-122014-03-122013-07-30http://hdl.handle.net/10400.1/3625Dissertação de mest., Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2013O presente relatório apresenta uma reflexão sobre o percurso de formação ao longo do período em que decorreu a Prática de Ensino Supervisionada, do curso de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, acompanhada de uma atitude crítica e reflexiva face ao quotidiano profissional. Integra, também, uma secção de investigação desenvolvida numa das áreas de docência, com recolha de dados, sua análise e interpretação. Tendo como tema A Robótica Educativa no desenvolvimento do Raciocínio Matemático, este estudo apresenta uma prática de sala de aula em que os alunos, a trabalhar em grupo, recorrem à comunicação para expressar raciocínios e ideias matemáticas, através da resolução de tarefas de programação de robôs propositadamente criados para esta investigação. Na sua base está um trabalho orientado para a mudança pedagógica na implementação de práticas interdisciplinares e de ambientes de aprendizagem diversificados e motivadores. Nesta exposição, procede-se à análise dos percursos de desenvolvimento dos alunos, nomeadamente no que diz respeito ao visualizar e descrever posições, direções e movimentos e na aquisição de conhecimentos de Estudo do Meio, sobretudo a posição relativa de algumas serras de Portugal, com incidência no raciocínio matemático. Na exploração do pensamento dos alunos, assume-se que o raciocínio abdutivo é uma suposição razoavelmente bem fundamentada sobre uma conjetura que deve ser testada, posteriormente, por indução, como uma lei geral, que servirá de suporte para o raciocínio dedutivo. Os resultados do estudo destacam que programar um sistema robotizado, controlando-o a partir de um computador com softwares especificados, permite ao aluno assumir um papel ativo na construção dos seus próprios conhecimentos matemáticos, reconhecendo a importância de refletir sobre as decisões tomadas, aprendendo com os erros, tentando evitar repeti-los.porRobótica educativa no desenvolvimento do raciocínio matemáticomaster thesis