Graça, Marina Estela2012-05-012012-05-012008Pierre- Marie Goulet, Teresa Garcia (eds.), O cinema à volta de cinco artes, cinco artes à volta do cinema cinematografia-coreografia. Lisboa, Festival Temps d ́Images/Cinemateca Portuguesa, Vol.3, pp.11-15, 2008978-989-95647-1-8AUT: MGR00043;http://hdl.handle.net/10400.1/1097O processo básico de construção do discurso fílmico empregue por Norman McLaren em Pas de Deux já tinha sido utilizado em Canon. Refiro-me ao uso da optical printer na repetição de imagens no espaço do mesmo enquadramento. Em Pas de Deux, McLaren usou a seguinte estratégia: numa primeira fase registou os movimentos de dois bailarinos vestidos de branco contra um fundo negro, iluminados lateralmente de forma tangencial, em película de alto-contraste, a uma velocidade de 48 fotogramas por segundo a fim de dar um leve efeito slow motion.porAnálise críticaCinema de animaçãoPas de Deux (1968) e Canon (1964) de Norman McLarenbook part