Dias, Isabel Rosa BarrigaCarmo, Carina Infante doGomes, Susana Helena Pires2014-03-122014-03-122013-07-30http://hdl.handle.net/10400.1/3619Dissertação de mest., Promoção e Mediação da Leitura, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2013A família tem um papel decisivo na formação do leitor desde a primeira infância. A relação que se estabelece entre pais e filhos através da partilha de leituras é determinante para despertar o gosto pela leitura que, tendencialmente, se perpetua ao longo da vida. Como mediadores de leitura os pais ocupam o lugar privilegiado dos afetos. Ao ambicionarmos projetar o trabalho da biblioteca escolar no campo da promoção e animação da leitura em articulação com as famílias dos alunos da Escola Básica nº1 – Agrupamento Vertical de Escolas D. Manuel I, em Tavira, tornou-se imprescindível encetar o caminho da aproximação direta. Foi essencial conhecer a realidade concreta dos contextos familiares dos alunos, de modo a não incorrermos no formato de modelo único comum à maior parte dos projetos preconizados por organismos estatais, tais como o Plano Nacional de Leitura. Tornou-se imperativo conhecer práticas e expetativas individuais em relação à leitura para que o passo seguinte possa ser a intervenção através de projetos estruturados tendo por base a realidade concreta das famílias e, portanto, dos alunos. Este trabalho é também a partilha de projetos de promoção e animação da leitura já dinamizados pela biblioteca escolar da Escola Básica nº1 – Agrupamento Vertical de Escolas D. Manuel I, em articulação com a família.porRedimensionar a biblioteca escolar na comunidademaster thesis