Gomes, AnaPires Rosa, ManuelaMello, Abell Moisés dos Santos2022-12-222022-12-222022-06-15http://hdl.handle.net/10400.1/18710No contexto da procura de um desenvolvimento integrado e sustentável, por parte das comunidades urbanas, a área da mobilidade e dos transportes contribui diretamente através de uma nova cultura de mobilidade. Nos últimos anos, as decisões relativas à mobilidade passaram a estar mais relacionadas com a sustentabilidade e qualidade de vida nas cidades. Este processo foi sobretudo acelerado pela definição de novos paradigmas de planeamento na mobilidade urbana, centrados na regulamentação e nas necessidades de transporte e principalmente, nos planos de mobilidade urbana sustentável. O Programa Nacional para as Alterações Climáticas 2020-2030 (APA, 2015) sinaliza que em 2030, deve ser atingida, no setor dos transportes, uma redução de emissões na ordem dos 26%, face a 2005. Desta maneira, a gestão da mobilidade assume especial importância a nível local, sendo no âmbito municipal que se definem e implementam algumas das medidas mais relevantes, nomeadamente a adaptação do espaço urbano aos modos suaves de mobilidade. Para o município de Loulé esta constitui uma aposta prioritária. Uma das medidas a implementar/consolidar é um sistema de bicicletas de uso partilhado, que funcionará como um convite à população, para mudar o seu meio de transporte. A presente dissertação enquadra o trabalho de projeto desenvolvido no âmbito da implementação do sistema de bicicletas partilhadas para a freguesia de Quarteira. O projeto compreende 12 das 15 estações do sistema e foi desenvolvido ao abrigo de um protocolo de colaboração estabelecido entre a Universidade do Algarve-FCT-ISE e a Câmara Municipal de Loulé. Foram desenvolvidos projetos para 12 estações do sistema, sendo destas nove a nível de projeto de execução e três a nível de estudo prévio. Medidas como a deste projeto, que atendem às atuais orientações para a mobilidade urbana sustentável do concelho de Loulé, permitem dar passos efetivos na minimização dos riscos e impactos das alterações climáticas, na diminuição das emissões de gases que contribuem para o efeito de estufa, na melhoria da qualidade de vida da população e na redução os custos associados à mobilidade.In the context of the search for an integrated and sustainable development, by urban communities, the area of mobility and transport contributes directly through a new culture of mobility. In recent years, mobility decisions have become more related to sustainability and quality of life in cities. This process was mainly accelerated by the definition of new planning paradigms in urban mobility, centred on the regulation and transport needs and mainly, on sustainable urban mobility plans. The National Program for Climate Change 2020-2030 (APA, 2015) indicates that in 2030, an emissions reduction of around 26% should be achieved in the transport sector, compared to 2005. In this way, mobility management it assumes special importance at the local level, being at the municipal level that some of the most relevant measures are defined and implemented, namely the adaptation of urban space to smooth modes of mobility. For the municipality of Loulé, this is a priority bet. One of the measures to be implemented/consolidated is a shared-use bicycle system, which will serve as an invitation to the population to change their means of transport. This dissertation frames the project work developed within the scope of the implementation of the shared bicycle system for the parish of Quarteira. The project comprises 12 of the 15 stations of the system and was developed under a collaboration protocol established between the University of Algarve-FCT-ISE and the Loulé City Council. Projects were developed for 12 stations of the system, of which nine were at the level of execution project and three at the level of preliminary study. Measures such as this project, which meet the current guidelines for sustainable urban mobility in the municipality of Loulé, allow for effective steps to be taken in minimizing the risks and impacts of climate change, in reducing the emissions of gases that contribute to the greenhouse effect, in improving the population's quality of life and reducing the costs associated with mobility.porArquitetura paisagistaDesenvolvimento sustentávelMobilidade urbana sustentávelMobilidade ciclávelSistema de bicicletas partilhadasAcessibilidadeSistema de bicicletas partilhadas do Município de Loulémaster thesis203072340