Cunha, João Paulo de Carvalho dos Reis e2025-09-082025-09-082022-10-26978-989-8970-61-9http://hdl.handle.net/10400.1/27670O filme “Ready Player One: Jogador 1”, suas referências à cultura pop e representações do capitalismo global dentro do seu metaverso ficcional são o tema deste artigo. A partir de revisão bibliográfica de Jameson (1997) e Matte (2020), explicitamos como a cultura pop extrai elementos dos seus contextos históricos e geográficos originais e os agrega em novas obras da cultura de massa, constituindo-se como a forma cultural do capitalismo global, chamada pós-modernismo. Na sequência, discutimos como as estruturas desse capitalismo se apresentam no filme, uma vez que, dentro do metaverso, os jogadores são obrigados a coletar dinheiro para adquirirem vantagens estratégicas sobre os outros. Dessa forma, as estruturas do capitalismo mostram-se transpostas ao mundo digital, mas com um agravante: as vidas real e virtual, no contexto do filme, são entrelaçadas de forma que perder dinheiro no mundo virtual significa perder também no real. Concluímos que essa obra permite vislumbrar alguns possíveis caminhos para o desenvolvimento do metaverso no mundo real (alguns dos quais já são visíveis), com seus eventuais benefícios e riscos.porPós-modernismoComunicação de massaCultura popCapitalismo global“Ready Player One: Jogador 1”O pós-modernismo e as faces do capitalismo global em "Ready Player One: Jogador 1"conference object2025-09-07cv-prod-4101782