Guerra, JoaquimRabadan, MercedesMendes, Sofia Mestre2020-02-112020-02-112015-10-23http://hdl.handle.net/10400.1/13495No que concerne ao ensino-aprendizagem das línguas (materna e estrangeiras) tem-se verificado, ao longo dos anos, um crescente reconhecimento da multiplicidade e complexidade de fatores que envolve a sua lecionação. Posto isto, novas correntes pedagógicas e metodológicas vieram, assim, aportar ao ensino outras perspetivas que levaram à necessidade de se alterarem práticas antes existentes. Nesse sentido, apresentarei, no presente Relatório Científico, uma reflexão sobre as minhas opções metodológicas, aquando da minha Prática Pedagógica Supervisionada, tendo em conta os pressupostos da abordagem comunicativa e da metodologia de tarefas, que procuram estabelecer uma ligação entre o meio e a escola, reconceptualizando o papel do aluno como foco central da aprendizagem. Deste modo, analisarei, de uma forma detalhada, as estratégias, as atividades e os materiais elaborados, com o intuito de demonstrar em que medida se pode tornar a aula de línguas mais dinâmica e motivadora, potenciadora de aprendizagens significativas e duradouras.porAbordagem comunicativaMetodologia de tarefasPrática reflexivaEnsino centrado no alunoAprendizagens significativasConceções e práticas subjacentes ao ensino-aprendizagem do espanhol (LE) e do português (LM)master thesis201458691