Silva, BrunoTavares, MirianCosta, SusanaReia-Baptista, Vítor2017-03-232017-03-232016978-989-20-6501-4AUT: VRE00048; BSI01713; MTA01919;http://hdl.handle.net/10400.1/9107Este artigo encontra-se dividido em duas partes: Considerando otempo (e o cinema [interativo]) –primeira partee Considerando otempo (e o cinema [interativo]) –segunda parte. Na primeira parte abordamosdiscussõesrelativas à ideia de tempo cronológico: modelos temporais, relação entre tempo e linguagem cinematográfica e, finalmente, a questão do tempo nocinema interativo. Neste sentido, tendocomoponto de partida as experiências interativas O livro dos Mortos(http://oscaminhosquesebifurcam.com/livros-dos-mortos.html) e Neblina (http://oscaminhosquesebifurcam.com/neblina.html#neblinaimagem), que integram o projeto Os Caminhos que se Bifurcam, desenvolvido no Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC).Na segunda parte do artigo,pretendemos desenvolver ideias relativas às possibilidades de experimentação de interatividade na linguagem cinematográfica, mantendocomo pano de fundo a questãodo tempo.porTimeCinemaNarrativeInteractivityExperimentationPlataformDigital artConsiderando o tempo (e o cinema [interativo]) – segunda partejournal article