Santos, Marco2016-01-142016-01-1420091645-8052http://hdl.handle.net/10400.1/7429A actividade artística desenvolvida pelo mestre entalhador Manuel Romero na região algarvia foi, pela primeira vez, referenciada por Francisco Lameira, na sua dissertação de Doutoramento em História da Arte Moderna, intitulada A Talha no Algarve durante o Antigo Regime, dada à estampa no ano de 2000. Nesse ensaio, o referido entalhador, então designado como Manuel “Romeira”, é apontado como o autor dos retábulos colaterais da igreja da Ordem Terceira do Carmo de Tavira, executados entre 1817 e 1818, utilizando o formulário neoclássico, assim como o responsável pela execução da essa, isto é, do estrado onde se colocavam as urnas durante as cerimónias fúnebres, para a mesma igreja, em 1820. Para além, disso era ainda tido como o presumível autor de um outro retábulo, que apresenta semelhanças formais com os anteriores, existente no baptistério da igreja de Santa Maria do Castelo, igualmente em Tavira.porO mestre entalhador Manuel Romero. Um artista sevilhano em Tavira no início do século XIXjournal article