Lessa, Joana de Carvalho FolgadoPintar, Barbara2017-09-292017-09-292017-07-062017http://hdl.handle.net/10400.1/10058Dissertação de mestrado, Design de Comunicação para o Turismo e Cultura, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017Portugal is currently considered one of the most interesting European destinations for birdwatching and the Algarve, in particular, has been growing as an important field for sustainable tourism. Birdwatching gives tourists the great opportunity to observe such rich biodiversity in some unique ecosystems, like Ria Formosa. Design and design research are playing an important role in the development of strategies in order to satisfy the needs of users and/or the communities involved in tourism and their promotion. The purpose of associating birdwatching, tourism and communication design brought about our research question « Can the development of a specific digital support for birdwatching activity in Algarve help birdwatchers to have better experiences? ». To answer the research question we used non-interventionist methodology and techniques such as: literature review, case studies, personas, usability testing with in-person observations, and data collection surveys which led to the development of a prototype to prove our hypothesis. Birdadvisor 360˚ is a software application designed to be a guide. Thus it includes useful bird information and navigates its user across the Algarve’s best birdwatching spots. For the present study we surveyed the demographic characteristics of our target public, the User Interface (UI) and the User Experience (UX) aspects through the usability testing. The gathered data outcome enabled the identification of some issues and revealed what necessary improvements had to be made. All the participants expressed the excitement over the application and strongly believe it can provide them better experience. So our research question was positively answered and proved our hypothesis, suggesting that this mobile application can boost the birdwatching experience. We consider this research and its practical outcome might contribute to a more sustainable tourism for birdwatching in Algarve and enhance this nature tourist sector.Na economia portuguesa, o turismo é um setor prioritário em franca expansão. Portugal faz parte da região mediterrânica e é uma das áreas climáticas mais importantes do mundo em termos de biodiversidade e diversidade paisagística. Esta zona climática alberga uma grande variedade de habitats e a maior diversidade de aves em toda a Europa. Portugal é, atualmente, considerado um dos destinos europeus mais interessantes para a prática de observação de aves e, a região do Algarve em particular, tem-se desenvolvido como uma área de crescente importância no que concerne um turismo sustentado. Estima-se que existam cerca de 100 milhões de observadores de aves no mundo sendo que o Reino Unido representa a maior fatia com cerca de 2.4 milhões de observadores, seguido de perto pelos restantes países do Norte da Europa. Contudo, mais recentemente, os países mediterrânicos têm conquistado maior espaço neste mercado. Os observadores de aves (birdwatchers) podem ser categorizados de acordo com diferentes motivações: os soft birdwatchers (que representam um mercado mais generalizado, cujo intuito é observar de forma inespecífica), os hard birdwatchers (que representam um visitante interessado em adquirir um pacote de observação mais completo (que inclua a lista de espécies alvo) e que possui um conhecimento significativo sobre as espécies e seus habitats), os twitchers, (que representam um observador mais específico cujo objetivo é recolher dados sobre novas espécies e que viaja em busca de espécies ainda não identificadas) e os fotógrafos (que procuram aves diferentes para realizar fotografias originais). A atividade de observação de aves oferece aos turistas a oportunidade de contactar com a flora e fauna de ecossistemas únicos do ponto de vista ecológico, como são, por exemplo, a Ria Formosa e a Lagoa dos salgados. Consequentemente, o desenvolvimento de atividades turísticas nestas zonas sensíveis e protegidas deve ser cuidadosamente planeado e implementado. Contudo, as atividades de observação de aves existentes ainda não disponibilizam uma ferramenta moderna, em formato digital que ofereça mobilidade, facilidade de uso, atualizações em tempo real e, sobretudo, a substituição dos velhos e ultrapassados guias de identificação que, juntamente com o telescópio ou binóculos que são essenciais à atividade, podem tornar as caminhadas bastante penosas. O design e o design de investigação têm, de forma crescente, desempenhado um papel importante no desenvolvimento de estratégias que satisfaçam as necessidades dos utilizadores e/ou das comunidades envolvidas no turismo e na sua promoção. O design de comunicação fornece uma UI (Interface de Utilização) prática e soluções de design em UX (Experiência de Utilização) que ajudam a criar novas e melhores experiências para os utilizadores. O design de comunicação visual está intimamente ligado com os avanços na tecnologia e, consequentemente, maior atenção se tem dado às noções de interação entre o público e a informação. O design de comunicação é o planeamento e formatação de um conteúdo numa mensagem com intuito de partilhar ideias com os outros de forma efetiva, expressiva e persuasiva. Está focado na resolução de problemas e em alcançar a audiência alvo, seja esta visual, auditiva, táctil, olfativa, gustativa ou qualquer combinação destas. A associação destas três áreas – observação de aves, turismo e design de comunicação – levanta a questão que é o foco principal da presente investigação: «Poderá o desenvolvimento dum suporte digital específico para a observação de aves no Algarve ajudar os observadores a obter melhores experiências?» Com base em métodos e técnicas não invasivas tais como: revisão bibliográfica, casos-de-estudo, personas, testemunhos, testes de usabilidade com observação direta e levantamento de dados, desenvolvemos um protótipo cujo intuito é responder à nossa hipótese. Birdadvisor 360˚ é uma aplicação digital desenhada para ser um guia. É uma ferramenta promocional anual direcionada para o turismo de observação de aves que inclui informação útil sobre as aves e que permite aos seus utilizadores navegar pelos melhores spots de observação de aves do Algarve. Está otimizado para utilizadores iniciantes, intermédios e experientes. No presente estudo foram analisadas as características demográficas do público-alvo e os aspetos relacionados com a IU e a UX através do teste de usabilidade. Os resultados demonstram que o público-alvo é composto por 50% de portugueses (residentes/locais e turistas domésticos) e 50% de turistas, sobretudo provenientes de Inglaterra, Eslovénia, Alemanha, Espanha (Catalunha) e Bélgica. Existem, aproximadamente, o mesmo número de utilizadores do sexo feminino e do sexo masculino o que demonstra equidade no que respeita ao género. Metade dos inquiridos situam-se na casa dos 35-55 anos de idade, um quarto são jovens (abaixo dos 35 anos) e o outro quarto são séniores (acima dos 55 anos). Os resultados desta investigação demonstram ainda que mais de 60% dos participantes já observaram aves (desde principiantes a experientes). Os observadores experientes assumem que a maior parte das suas viagens são programadas com o intuito de observar aves; os observadores intermédios combinam a atividade de observação de aves com a fotografia da natureza e lazer; os amadores e principiantes normalmente viajam em lazer e podem combinar as suas férias com atividades relacionadas com a natureza. Os observadores experientes e intermédios assumem viajar preferencialmente com os seus companheiros, sem crianças, em grupo de amigos ou sozinhos. A maioria dos participantes preferem um acesso à aplicação através dum ato único de pagamento ou a versão gratuita com publicidade (pagando para retirar a publicidade). Poucos demonstraram interesse em pagar as ofertas no aplicativo de compras ou consideraram o pagamento de uma mensalidade para aceder à aplicação. O protótipo da aplicação inclui muitas características importantes de forma a responder às necessidades do observador no campo, tais como: imagens e sons das aves, a descrição dos melhores spots de observação de aves do Algarve e a lista de aves com informação adicional sobre cada espécie. Está também incluída uma notificação para ‘aves raras na sua área’ e as suas características sociais. A aplicação fornece ainda a possibilidade de partilhar com outros utilizadores ‘roteiros’, ‘avistamentos’ e a lista de ‘espécies similares de aves’ que ajudam a identificar as espécies alvo. Os dados reunidos nesta tese possibilitaram a identificação de alguns problemas relacionados com a implementação deste projeto, mas revelaram também quais as melhorias que deverão ser feitas de forma a beneficiar do seu potencial máximo e permitir a criação dum guia móvel ideal para a observação de aves no Algarve. Todos os participantes manifestaram contentamento com a possibilidade de concretização da aplicação e expressaram uma forte convicção de que esta aplicação lhes proporcionará uma melhor experiência na observação de aves. Assim, a nossa questão inicial foi respondida de forma positiva, provando a nossa hipótese de que Birdadvisor 360º poderá impulsionar a experiência na observação de aves no Algarve e no mundo. Por tudo aqui anteriormente considerado, concluímos que esta investigação e os seus resultados práticos poderão contribuir para um turismo mais sustentável no Algarve no campo da ornitologia e reforçar o setor turístico da natureza. A aplicação Birdadvisor 360˚ como nova proposta para um guia de observação de aves também pode ser uma ferramenta importante para o envolvimento das comunidades no turismo e na sua promoção. Poderá funcionar como facilitador e promotor de uma experiência turística positiva e memorável na fase de antecipação, no momento ou no pós-viagem.engTurismo da naturezaObservação de avesAplicação móvelDesign de comunicaçãoDesign de interaçãoBirdadvisor 360˚: a digital support for birdwatching tourism in Algarvemaster thesis201717549201717549