Marques, João FilipeGuerreiro, Jorge Andre2020-03-102020-03-102017-07-252238-2925http://hdl.handle.net/10400.1/13568Autenticidade constitui uma das palavras mais utilizadas e um dos temas mais discutidos na Sociologia do Turismo nas últimas quatro décadas. Tendo sofrido várias mudanças de sentido, o termo acompanhou a evolução dos estudos sobre turismo – desde a abordagem funcionalista à construtivista, culminando na viragem pós-moderna e fenomenológica. Ainda assim, a autenticidade enquanto conceito científico nem sempre se tem revelado suficientemente heurístico para suportar a investigação no plano empírico, mercê das influências filosóficas que o termo ainda carrega e que parecem continuar bem presentes mesmo hoje em dia, contribuindo para a sua indefinição. Este artigo faz uma análise crítica da extensa literatura que aborda o tema da autenticidade no turismo, desde as suas origens até ao presente, terminando com algumas recomendações para as suas utilizações futuras.porSociologia do turismoAutenticidadeAutenticidade encenadaAutenticidade emergenteAutenticidade existencialSociologia do turismoTurismoVisita guiada à Fábrica de Antiguidades: sociologia, turismo e autenticidadeGuided tour to the Antiquity's Factory : sociology, tourism And authenticityjournal article2020-03-10cv-prod-121159810.34019/2238-2925.2017.v7.3160