Martins, João Eduardo2014-03-242014-03-242004AUT: JRM02007http://hdl.handle.net/10400.1/3711A escola é aqui problematizada como organização complexa, dotada de “autono- mia relativa” e o trabalho de apoio educativo perspectivado como um “sistema de acção concreto”, em que as diferentes categorias de actores em análise, professores de apoio educativo, professores do ensino “regular” e alunos interagem estrategi- camente constituindo um sistema de interdependências sociais do qual vai resul- tar o modo como o seu trabalho quotidiano vai ser construído. Conceitos centrais na análise são o poder, as estratégias e as negociações dos actores, o domínio (ou não) das zonas de incerteza organizacionais, a escola como um lugar onde a “micropolítica” é uma constante. Este trabalho de investigação empírica revela- nos como as relações de poder e de status entre diferentes categorias de professores influem fortemente no trabalho pedagógico que os mesmos realizam com os seus alunos.porEscolaProfessoresApoios educativosPoderEstratégiasMicropolíticaA construção social das práticas de apoio educativo aos alunos com "dificuldades de aprendizagem": um estudo de caso numa escola primária portuguesajournal article