Horta, Maria Helena2014-11-192014-11-192012AUT: HHO01913;http://hdl.handle.net/10400.1/5646O presente artigo pretende dar a conhecer, de forma fundamentada e refletida, todo o processo que tem envolvido a relação Escola/Família, em Portugal. Para que nos aproximemos dos dias de hoje, necessitamos de conhecer e compreender toda a evolução histórica que envolveu esse processo, fruto de todas as transformações sociopolíticas verificadas no país. Porque acreditamos que a educação pré-escolar é parte integrante e constitui-se como a primeira etapa da educação básica, no processo de educação ao longo da vida, é sobre este nível educativo que mais incidirá o desenvolvimento deste artigo, sem descurar os outros níveis educativos, assumindo a Escola como um todo. Este conhecimento da realidade foi alicerçado numa revisão da literatura e no nosso conhecimento empírico da realidade, enquanto formadora de educadores e professores, numa universidade pública.porEducação pré-escolarEscolaRelação escola/famíliaRelação escola/família em Portugal: uma perspectiva históricaworking paper