Fonseca, Olga Maria Costa daRodrigues, Célia Cristina Cavaco da Palma2016-04-042016-04-042015-07-202015http://hdl.handle.net/10400.1/7932Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2015O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), desenvolvida no Jardim de Infância de São Brás de Alportel – A Joaninha. Através do mesmo, procuramos evidenciar o papel da educadora, enquanto mediadora de contos, no desenvolvimento de princípios éticos em crianças de idade pré-escolar. De forma a conseguirmos dar resposta ao objetivo e às questões orientadoras que determinámos para o nosso estudo, baseámo-nos numa metodologia de investigação de natureza qualitativa. Recorremos para tal ao desenvolvimento de quatro atividades com o grupo de crianças protagonista do estudo, sendo a narrativa e a mediação do conto o suporte de tais atividades. Para recolha e confronto de dados, procedemos à aplicação de entrevistas individuais, às crianças, em cada atividade; à análise de desenhos realizados pelas crianças, sobre os contos trabalhados, em cada atividade; assim como à análise dos registos videogravados de tais atividades. Através do nosso estudo, verificámos que o conto é um bom veículo para o desenvolvimento de princípios éticos em idade pré-escolar e acentuamos a respetiva mediação como um trabalho fundamental a ser realizado pela educadora. Salientamos, ainda, o importante contributo da educadora no desenvolvimento moral e ético das suas crianças e o seu dever de estimular, nas mesmas, uma atitude crítica e reflexiva relativamente às questões morais com que se deparam, tanto nos contos como em âmbito social, para, assim, se tornarem seres capazes de corresponder às exigências da sociedade.porEducação pré-escolarPrincípios éticosPapel de educadorMediaçãoContos infantisO papel da mediação do conto no desenvolvimento de princípios éticos em idade pré-escolarmaster thesis201374234