Rodrigues, Maria Ângela PerpétuaAndré, Maria do Céu Lopes da Silva2016-01-182016-01-1820052005http://hdl.handle.net/10400.1/7453Dissertação de Mestrado, Observação e Análise da Relação Educativa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2005A revisão bibliográfica a que se procede nesle estudo, incide na formação inicial em educação de infância e, consequentemente, na estruturação do seu plano curricular. Para além destes aspectos aborda os conceitos de iniciação à prática profissional, supervisão/orientação da prática pedagógica, assim como se faz referência ao desenvolvimento e ao desempenho profissional do educador de infância.The present study intends to focus on the training in kindergarten education, with a special emphasis on the Initial Training and, consequently, on the structure of its curricular design. Besides these aspects, the concepts of mitiation of the professional practice and supervision /orientation of the pedagogic practice are equally dealt with. as well as the development and professional performance ot the kindergarten educator.porPrática profissionalDesenvolvimento profissionalDesempenho relacionalProcesso formativoRelação educativaIntervenção supervisivaA intervenção supervisiva do orientador da prática pedagógica na formação inicial dos educadores de infânciamaster thesis