Correia, Marisol B.2012-11-152012-11-151996-03AUT: MCO00732;http://hdl.handle.net/10400.1/1831Dissertação mest., Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior Técnico, 1996O objectivo deste estudo é definir e apresentar as etapas necessárias para elaborar planos de transporte de pessoas e, de entre estes, escolher os melhores em função dos critérios indicados pelo utilizador. Este estudo apresenta, em primeiro lugar, o conhecimento adquirido sobre os transportes e uma possível representação deste utilizando os enquadramentos como método de representação. Para se estabelecerem planos de transportes, foi necessário definir uma base de dados, de modo a se poder guardar e gerir a informação adquirida sobre estes. A base de dados é relacional, tendo-se utilizado como Sistema de Gestão de Base de Dados Relacional (SGBDR) o Microsoft Access 2.0. Analisou-se o universo dos transportes utilizando a abordagem Entidade-Associação. Os diagramas obtidos foram posteriormente convertidos em relações, de modo a poderem ser suportados pelo SGBDR. Os planos são construídos com base em algoritmos e heurísticas que foram desenvolvidos tendo presente as restrições e situações que ocorrem na realidade. Os algoritmos permitem construir planos com transportes directos e planos constituídos por vários transportes, incluindo o táxi. Para determinar os melhores planos, foram utilizadas as técnicas de decisão multi-atributo, especificamente o método da Pesagem Simples Aditiva. Os algoritmos foram desenvolvidos no próprio SGBDR, utilizando a linguagem Microsoft Access Basic 2.0.porPlanos de transportesRepresentação do conhecimentoEnquadramentosBase de dados relacionalAlgoritmosMétodo da pesagem simples aditivaElaboração de planos de transporte de pessoasmaster thesis