Gonçalves, Fernando RibeiroBarbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-ClaraCastro, Sónia Isabel Nunes de2014-04-032014-04-032010http://hdl.handle.net/10400.1/3729Tese de dout., Ciências da Educação (Educação e Formação de Adultos), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010As potencialidades da Internet são inúmeras e inquestionáveis. Todavia, inerente a estas potencialidades aliam-se riscos de uma navegação menos cuidada e criteriosa. A presente investigação partiu da problemática dos percursos de navegação para educadores estando subjacente a auscultação de três grupos alvo: crianças e jovens; representante dos encarregados de Educação e professores. Com o estudo desta comunidade educativa pretendeu-se determinar os conhecimentos que possuem ao nível da Internet; as competências adquiridas no final do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico em TIC que viabilizassem, ou não, as competências a adquirir no 3º Ciclo do Ensino Básico; os níveis de preocupação com os riscos inerentes à utilização da Net, e consequentemente as diferenças de perfis de competência entre educadores e jovens. A investigação foi realizada em duas fases. Uma fase inicial foi revista bibliografia pertinente, foram utilizadas entrevistas exploratórias a especialistas, e elaborados os inquéritos por questionário. Posteriormente, foram aplicadas as entrevistas semi-estruturadas. Desta forma, procurou-se triangular os grupos alvo, as informações e dados recolhidos por forma a apreender a complexidade da realidade em que estavam inseridos. Deste modo, deu-se um contributo para o conhecimento das competências dos jovens e adultos, com vista a emergirem resposta às reais necessidades educativas.porEducação de adultosFormação de adultosSegurança marítimaInternetCompetênciasEducadoresPercursos de navegação em segurança para educadores: um estudo exploratóriodoctoral thesis101246544