Faísca, LuísBrás, Sara Cristina Figueiras2017-09-282017-09-282017-07-062017http://hdl.handle.net/10400.1/10051Dissertação de mestrado, Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017A melhoria cognitiva pode definir-se como qualquer tipo de melhoria no desempenho cognitivo decorrente de intervenções orientadas. Alguns estudos têm permitido compreender os benefícios cognitivos inerentes aos programas de treino em computador. E em literatura distinta, o exercício físico tem demonstrado melhorias nas funções cognitivas em geral. No entanto, os estudos têm demonstrado resultados díspares e controversos. Neste projeto, pretendemos reunir estas duas tendências de pesquisa e analisar os efeitos de um programa de treino cognitivo cuja intervenção foi especificamente projetada para incluir exigências tanto físicas como cognitivas, comparando-o com dois grupos de controlo com treinos análogos do ponto de vista cognitivo e físico. Foram avaliadas cognitivamente 33 participantes do sexo feminino com uma idade média de 22,1 anos (± 3,29) e uma escolaridade média de 13,7 anos (± 1,44). As participantes foram atribuídas, atendendo à sua disponibilidade, a uma de três condições: Dança (treino físico e cognitivo), Fitness (treino físico) e Computador (treino cognitivo), procurando emparelhar as participantes quanto à idade, grau de escolaridade, estimativa de inteligência fluida e pertença à área de estudos de Psicologia. Após a aplicação dos treinos durante 10 semanas, verificou-se um efeito diferencial dos treinos aplicados; contudo, esse efeito revelou-se ligeiro, não sendo possível detetar diferenças significativas em termos estatísticos que sustentem uma vantagem sistemática do grupo experimental. Os resultados foram analisados considerando a literatura e as limitações metodológicas do estudo.porMelhoria cognitivaTreino cognitivoExercício físicoTreino em computadorJovens adultos saudáveisMelhoria cognitiva: comparação dos efeitos de treinos físicos e cognitivos numa amostra de jovens adultos saudáveismaster thesis201717328