Gonçalves, Fernando RibeiroNobre, Cidália de Fátima Carvoeiras2012-11-022012-11-02200437.04 NOB*Met 1http://hdl.handle.net/10400.1/1794Dissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2004Os métodos de ensino utilizados pelo professor, poderão influenciar o feed-back do aluno na sala de aula, dado que o professor ao privilegiar o factor tempo, para o cumprimento dos conteúdos a leccionar, utiliza um método sobretudo expositivo, inibindo o confronto de ideias, a autonomia e a iniciativa do aluno. Este estudo pretende identificar os comportamentos verbais e não verbais dos alunos, quando o professor utiliza os métodos de ensino activo e expositivo. A zona geográfica considerada foi a Escola Superior de Enfermagem de Beja e os sujeitos envolvidos foram os alunos do 2ºano do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Utilizámos a estratégia da observação, utilizando a câmara de vídeo e como seu instrumento a grelha de observação e a estratégia do inquérito e como seu instrumento a entrevista. Após a observação e análise dos dados recolhidos, verificamos que na utilização do método de ensino activo, os comportamentos verbais mais frequentes, manifestados pelos alunos, são : “resposta”, “reforço” e “comunicação expontânea”. Os comportamentos não verbais mais frequentes envolvem: “acenar da cabeça manifestando concordância”, “olhar para a professora”, “olhar para um colega que está a participar na aula”, “olhar para a tela de projecção”. Na utilização do método expositivo, os comportamentos verbais mais frequentes, manifestados pelos alunos, são : “tentativa de comunicação”, “pergunta”, “resposta” e “corte”. Os comportamentos não verbais mais frequentes envolvem: “bocejo”, “fácies apoiado nas mãos”, “esfregar o fácies, os olhos”, “olhar para o relógio”, “olhar para um colega que não está a participar” e “olhar para a janela”.porMétodo activoMétodo expositivoComportamentos verbaisComportamentos não verbaisProfessorAlunoOs métodos de ensino utilizados pelo professor e o feed-back do aluno na sala de aulamaster thesis