Horta, Maria Helena Martins da CruzSantos, Ana Rita Rolão2019-05-182019-05-182018-12-112018http://hdl.handle.net/10400.1/12507O relatório de investigação de Prática de Ensino Supervisionada intitula-se «A construção de um espaço da escrita na sala de atividades», e realizou-se no ano letivo de 2017/2018. A investigação decorreu numa Instituição Particular de Solidariedade Social, na cidade de Olhão, com um grupo de crianças com 5 anos de idade, em que se constatou que as predisposições e atitudes em relação à linguagem escrita eram reduzidas e existia a necessidade de estimular e fomentar um maior contacto com esta forma de linguagem. Após a análise acerca da organização do ambiente educativo e a identificação dos interesses e necessidades das crianças do grupo, construiu-se uma área da escrita na sala de atividades com a participação das crianças no processo de planeamento e organização do espaço, valorizando os seus saberes e reconhecendo-as como agentes do seu próprio processo educativo (agência da criança), de modo a que todos os materiais colocados no espaço correspondessem aos seus interesses e opiniões e, acima de tudo, fomentassem o desenvolvimento de competências e motivações acerca da linguagem escrita. O presente estudo desenvolveu-se segundo uma metodologia qualitativa, que tem como objetivo descrever e analisar os dados resultantes dos instrumentos de recolha de dados aplicados antes e após a construção do espaço da área da escrita. Após a análise dos resultados obtidos foi notório o aumento das predisposições de escrita reveladas pelas crianças, evidenciando-se também o desenvolvimento de atitudes de cooperação, autonomia e negociação entre os elementos do grupo.porEducação pré-escolarAgência da criançaÁrea da escritaLinguagem escritaPredisposições/atitudes de escritaA construção de um espaço da escrita na sala de atividadesmaster thesis202241491