Neves, Maria C.Neves, Rui Gomes2025-02-282025-02-282024http://hdl.handle.net/10400.1/26831Atualmente é crítica a necessidade de formar profissionais em Gestão Marinha e Costeira (GMC) capazes de enfrentar os desafios das alterações climáticas, com foco na erosão costeira, degradação de habitats e poluição. Como os mapas desempenham um papel fulcral na gestão de desastres costeiros, os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) tornaram-se uma ferramenta cada vez mais importante, consequentemente, os cursos de SIG fazem parte de quase todos os programas de graduação e pós-graduação nesta área. Entre as pedagogias aplicadas para ensinar SIG no Ensino Superior, vários estudos mostraram que o método de aprendizagem baseada em projeto (Project-Based Learning ou PBL) é a melhor forma de promover a aprendizagem e o pensamento crítico, superando métodos tradicionais com aulas expositivas ou exercícios estruturados. Este trabalho apresenta os resultados de uma atividade PBL com SIG que alinha os objetivos de aprendizagem da disciplina de SIG com os objetivos de aprendizagem de GMC.porSistemas de Informação GeográficaGestão Marinha e CosteiraEnsinar por ProjetoEnsinar por projeto utilizando Sistemas de Informação Geográfica em Gestão Marinha e Costeiraconference object2025-02-27cv-prod-4393537