Guerreiro, ManuelaSequeira, BernardeteMartins, Rafaela Sofia Cabrita Catarina2023-10-202023-10-202023-06-26http://hdl.handle.net/10400.1/20077Current literature on emotions in the tourism and marketing fields focuses on assessing how to identify, understand, design methods to measure and define emotions within the post-consumption experience. Recent tourism studies have understood the importance of emotions in designing better touristic experiences. They have succeeded in identifying ways to discriminate the best methods to measure emotions in broader senses but failing to identify specific and discrete emotions and their existent reasons while directly involving the individual to understand the underlying emotional reasons within Tourism Destinations. This study employs the S-O-R paradigm to comprehend tourists’ emotions in a tourism experience context and the Cognitive appraisal approach since emotions are viewed as mental states arising from subjective evaluations. In doing so, this research aims, specifically, to (1) identify the emotions spontaneously elicited by tourists about their experiences in the Algarve destination; (2) explore possible linkages between sensory stimuli and emotions, and (3) explore possible linkages between emotions and behaviour regarding destination recommendations. A sample of tourists sectioned into two touristic seasons (high and low) was interviewed within the project TurExperience (SAICT-ALG/39588/2018). Based on Del-Bosque and San Martín (2008) and Richins (1997), 16 emotional states were regressed alongside drivers and behavioural outcomes identified with significant co-occurrences, suggesting an association between the elicited emotions and sensory stimuli, namely regarding the vision, taste, and smelling senses. And secondly, the elicited emotions and loyalty behaviours, namely regarding tourists’ loyalty behaviours on destination recommendation. Adopting a qualitative approach, by using semi-structured interviews with tourists visiting the Algarve, an illustrious and reputable destination in the south of Portugal, findings suggest that emotional states vary under the influence of certain circumstances, namely when people experience emotional states like Happiness, tranquility, calmness, sadness, discomfort, Saudade or even nostalgia. These outcomes have huge practical implications on the tourism experience design, destination marketing, positioning, and branding. As well as for theoretical implications providing further understanding on emotions spontaneous elicitation and underlying emotional reasons in the context of a tourism destination. This paper is financed by National Funds provided by FCT- Foundation for Science and Technology through project UIDB/04020/2020.Estudos recentes na área do turismo compreendem a importância das emoções no desenho e implementação de melhores experiências turísticas (Pedro, 2021; Prayag e Del Chiappa, 2021; Volo, 2021). Alguns focam a sua análise no estudo e desenvolvimento de desenhos e modelos teóricos, medições, análises e interpretações das emoções na área do turismo (Hosany et al., 2021); medição das emoções na experiência de consumo dentro e fora da área do turismo (Richins, 1997; Scuttari e Pechlaner, 2016); incidem sobre a influência emocional no apego ao lugar (Correia et al., 2017); procedem a avaliações cognitivas dos residentes sobre as emoções e estratégias para lidar com estas em destinos ou pontos turísticos de turismo negro (Prayag e Del Chiappa, 2021); abordam métodos atuais e potenciadores de medição de emoções em experiências de turismo (Li et al., 2014); exploram a teoria da atribuição de emoções negativas em experiências turísticas (Zhang et al., 2021); procuram descobrir o papel das emoções na conceção de experiências turísticas (Volo, 2021); exploram a influência dos sentidos, emoções e memórias na experiência turística (Pedro, 2021); ou até mesmo, procuram identificar o que aproxima e diferencia os principais conceitos inerentes às emoções (emoções, sentimentos e humores) (Godovykh e Tasci, 2022), entre outros. No entanto, é também apontada por estes autores uma vasta gama de fragilidades relativas aos temas acima mencionados, tais como a necessidade de introduzir na literatura em turismo, estudos atuais que valorizem e reforcem a investigação na medição das emoções. Uma vez que a maioria tem origem em estudos de psicologia ou de marketing (Hosany et al., 2021); definem antecedentes emocionais discretos, com o fim de compreender o que está na sua origem e também procuram compreender o poder afetivo que as emoções possuem no contexto do turismo (Richins, 1997). Desta forma, este estudo procura contribuir com conhecimento que permita aprofundar questões inerentes à teorização e concetualização das emoções, além de apenas evidenciar estados emocionais positivos ou negativos em relação a variáveis específicas. Nomeadamente, com antecedentes sobre os estímulos ambientais disponíveis num destino turístico (Hosany et al., 2021; Pedro, 2021; Volo, 2021). De acordo com Li et al. (2014) e Pedro (2021), procurar avançar com a pesquisa atual em relação aos atributos sensoriais nos estados emocionais e os seus elementos de memória, tem ganhado cada vez mais espaço e importância para a compreensão da relação entre os estímulos sensoriais e os estados emocionais que surgem dentro de uma determinada experiência turística (i.e., Gastronomia, vinho, património cultural e material). Por outro lado, são necessários estudos que priveligiem a inclusão de métodos de recolha de dados como o in-situ, a par de métodos de "autorrelato", e que contemplem tanto turistas nacionais como internacionais dentro dos limites de contexto geográfico de um destino turístico (Correia et al., 2017: 174). A aplicação destes esforços à região do Algarve como destino turístico decorre de uma necessidade emergente e atual do ponto de vista da academia, uma vez que a maioria dos estudos não contempla, por um lado a elicitação espontânea realizada por turistas em relação a uma experiência turística ao nível do destino turístico. Quer do ponto de vista prático, ao reconhecer a popularidade e notoriedade do Algarve enquanto destino turístico através da premiação da qualidade das suas praias, paisagens, gastronomia, entre outros (available at https://www.worldtravelawards.com/). Por outro lado, é imperativo destacar a necessidade de abordar a ligação e possível relação entre os antecedentes das emoções e as suas consequências comportamentais como um processo holístico, o que permite compreender a razão pela qual uma determinada emoção é experienciada, revelando o contexto em que tal processo decorre, ao invés de apenas identificar, avaliar e estudar propositadamente uma emoção relativamente a contextos concretos, limitando, portanto, o seu estudo com variáveis como a satisfação, ou a lealdade (por exemplo, Dias et al., 2017; Martín-Santana et al., 2017; Pestana et al., 2020). De forma a contribuir com respostas pertinentes a estas lacunas, este estudo emprega o paradigma S-O-R com o intuito de compreender as emoções dos turistas num contexto de experiência turística. Ao fazê-lo, esta investigação visa, especificamente, (1) identificar que emoções são espontaneamente elicitadas pelos turistas relativamente à sua própria experiência, ao nível do destino turístico do Algarve; (2) explorar possíveis pistas de associação entre os estímulos sensoriais e as emoções; e (3) explorar possíveis pistas de associação entre as emoções vividas no destino e as suas respostas comportais ao nível das tendências na intenção em recomendar o destino. Os objetivos justificam uma abordagem qualitativa (Babbie, 2016; Creswell, 2002; Silverman, 2000), com recurso a entrevistas semiestruturadas (Bryman, 2012; Fortin, 2009; Ghiglione e Matalon, 2001) e com incidência em turistas que visitam a região do Algarve, um destino ilustre e de renome localizado a sul de Portugal, recorrendo ao paradigma estímulo-organismo-resposta (S-O-R) (Mehrabian e Russell, 1974). Este modelo está organizado de forma a identificar drivers (estímulos) que impactam a elicitação das emoções (organismo) na experiência turística, no contexto de um destino turístico, resultando em intenções atitudinais e comportamentais inerentes à intenção em recomendar o destino (resposta). Em suma, foram identificadas 492 co-ocorrências entre estímulos sensoriais (visão, tato e texturas, paladar, olfato e audição) e os 16 estados emocionais (felicidade, alegria, sentir-se bem, relaxamento, tranquilidade, calma, liberdade, comforto, entusiasmo, contentamento, amor, tristeza, desconforto, nostalgia e saudade) durante as épocas alta e baixa. Sendo que, a maioria os estados emocionais são comuns a ambas as épocas, com exceção dos estados sentir-se bem e nostalgia referentes apenas à época alta, e calma, entusiasmo, amor, contentamento e saudade referentes apenas à época baixa. Aos estados emocionais elicitados pelos entrevistados nas suas experiências turísticas, foram, igualmente, identificadas co-occorrências significativas com diferentes intenções comportamentais de recomendação do destino. Dos 40 entrevistados, 10 (8 e 2, respetivamente para as épocas alta e baixa) demonstram estar apenas dispostos a discutir sobre aspetos positivos sobre o Algarve a amigos e/ou familiares, 22 (13 e 9, respetivamente para as épocas alta e baixa) demonstram intenções em recomendar o Algarve a amigos e/ou familiares, e apenas 8 (5 e 3, respetivamente para as época alta e baixa) demonstram intenção em encorajar amigos e/ou familiares a visitar o Algarve. Estes resultados têm grandes implicações práticas no desenho, conceção e implementação de ofertas de experiências turísticas (Volo, 2021), ao nível do marketing, posicionamento, e branding do destino (Yang et al., 2022). Com especial atenção aos contributos que se prevêm nas implicações teóricas do presente estudo, que visa contribuir com uma compreensão e visão adicional mais holística em relação à elicitação espontânea das emoções, ao procurar conhecer quais as razões emocionais subjacentes presentes no contexto do destino turístico do Algarve, Portugal. No fundo, prevê contribuir com mais conhecimento empírico sobre as emoções numa área que ambiciona por mais know-how, tendo em conta a escassez de contributos apontados por diversos autores, no que envolve a captação, acesso, processamento e análise de informação referente à elicitação espontânea de estados emocionais em experiências turísticas num contexto de destino turístico (Hosany et al., 2021; Pedro, 2021; Richins, 1997; Volo, 2021).engEmoçõesS-O-RTeoria de avaliação cognitiva (tac)Experiência turísticaExploring emotions in tourists´ experiences based on cognitive appraisal theory insights from Algarve, Portugalmaster thesis203343271