Mariano, Alexandra de BritoFigueiredo, MauroGonçalves, Vítor Manuel Domingues2016-05-022016-05-022016-03-182015http://hdl.handle.net/10400.1/8106Dissertação de mestrado em Ciências Documentais. Especialidade no Ramo de Biblioteca e Documentação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2016As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), enquanto ferramenta integradora do trabalho realizado nas Bibliotecas Escolares (BE), têm sido pouco exploradas na formação contínua de professores, a qual não tem conseguido dar uma resposta adequada às necessidades por eles sentidas. Assim, o presente trabalho teve como objetivos principais: (1) Proporcionar aos docentes bibliotecários e aos docentes de Informática uma formação específica, de base alargada, no âmbito das Ciências Documentais; (2) Estimular e incentivar a utilização das TIC ao serviço das BE; (3) Contribuir para aperfeiçoar a ação das BE no desenvolvimento da literacia digital dos alunos. Para a concretização destes objetivos, optámos por seguir uma linha metodológica inscrita no paradigma da investigação-ação, tendo definido um procedimento sequencial, e em espiral, de diagnóstico, planificação, intervenção e avaliação/reflexão. Como pretendíamos promover uma mudança social a partir da identificação de um problema e de uma intervenção adequada, elegemos a metodologia do trabalho de projeto, colaborativa, participativa e potenciadora da coesão de grupo. A partir de um levantamento de necessidades de formação, com recurso a um questionário preenchido online, construímos dois dispositivos formativos, uma oficina e um curso de formação, que, depois de creditados e acreditados, implementámos em simultâneo. A avaliação das ações de formação, efetuada pelos formandos, indicou que as TIC devem constituir recursos válidos na dinamização de atividades nas BE e que os professores estão motivados/preparados para os aplicar, apoiando o processo de desenvolvimento da literacia informacional/digital. As limitações encontradas prenderam-se com alguma apreensão por parte dos formandos na utilização das novas tecnologias, mas logo se converteram em pontos de partida para a melhoria das suas competências digitais. Por fim, apontamos a necessidade de refletir sobre os modelos de formação inicial e contínua de professores, sobretudo na esfera da aplicação das TIC ao trabalho realizado nas BE.Information and Communication Technologies (ICTs), while integrative tools of the work done at the School Libraries (SLs), have been slightly explored in the teachers’ continuous training, which has failed to respond adequately to their felt needs. So, the main goals for the present work are: (1) Providing teachers and school librarians with specific training, of wide approach, about Documental Sciences; (2) Stimulate and incentivise the use of the ICTs at the service of SLs; (3) Help to improve the action of the SLs in the development of digital literacy of students. To achieve these goals, we’ve chosen to follow a methodological line inscribed in the action-research paradigm, defining a sequential procedure, in spiral, of diagnosis, planning, intervention and assessment/reflection. Since we intended to promote a social change through the identification of a problem and an appropriate intervention, we chose the project work methodology, collaborative, participatory and empowering of group cohesion. From a survey of training needs, resorting to an online questionnaire, we built two training devices, a workshop and a training course, which, after credited and accredited, were simultaneously implemented. The assessment of the training activities, performed by the trainees, indicated that the ICTs should constitute valid resources in the activities’ dynamization for the SLs and that teachers are motivated/prepared to implement them, supporting the process of development of the informational/digital literacy. The limitations encountered were related to some apprehension on behave of the trainees regarding the use of new technologies, but they soon became starting points for improving their digital skills. Finally, we point out the need to reflect on the models of initial and teachers’ continuous training, especially in the sphere of application of ICTs to the work done in the SLs.porTecnologias de Informação e ComunicaçãoBibliotecas escolaresFormação contínua de professoresO professor bibliotecário da Era Digital. Construção, implementação e avaliação de um plano de formaçãomaster thesis202177785