Quintas, HelenaSantos, Maria João Pacheco Martins2025-06-162025-06-162024-11-18http://hdl.handle.net/10400.1/27235O presente trabalho tem como objetivo o estudo da prevenção do abandono escolar e a compreensão dos fatores e dos motivos que contribuem para este fenómeno. O nosso foco e campo de estudo empírico recaiu no Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), uma resposta do sistema educativo português, criada, especificamente, para prevenir o abandono escolar. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, com recurso ao paradigma da investigação qualitativa, e como técnicas e instrumentos de recolha de dados utilizámos entrevistas semiestruturadas. Os protagonistas do estudo foram 10: 4 docentes, responsáveis por lecionar no PIEF; 1Técnico de Intervenção Local (TIL); e 5 alunos que integram uma turma PIEF de um Agrupamento de Escolas de Faro. Os resultados obtidos junto dos professores e do TIL evidenciaram que, apesar de todos os esforços para motivar os alunos, estes demonstram desinteresse e desmotivação. Também é sua opinião que os pais e EE não investem na escolarização e no sucesso académico dos filhos. Paradoxalmente, os alunos referem estar preocupados com as suas aprendizagens, expressam que as aulas são desinteressantes e ineficazes, e não corroboram a opinião da falta de interesse dos progenitores. Perante estes resultados, é lícito concluir que o PIEF não está a cumprir a sua função enquanto resposta que procura prevenir o abandono escolar, e que é urgente rever e alterar aspetos tais como a estrutura curricular, as metodologias de ensino e de aprendizagem, a relação entre os alunos e os professores que frequentam esta resposta educativa, e também a relação entre a Escola e a família destes estudantes.The present work aims to study the prevention of school dropout and to understand the factors and reasons that contribute to this phenomenon. Our focus and field of empirical study fell on the Integrated Education and Training Program (PIEF), a response of the Portuguese education system, created specifically to prevent school dropout. The methodology applied was the case study, using the paradigm of qualitative research, and as techniques and instruments of data collection we used semi-structured interviews. The protagonists of the study were 10: 4 professors, responsible for teaching at PIEF; 1Local Intervention Technician (TIL); and 5 students who are part of a PIEF class of a Faro School Group. The results obtained with the teachers and the TIL showed that, despite all efforts to motivate the students, they show disinterest and lack of motivation. It is also his opinion that parents and EE do not invest in their children's schooling and academic success. Paradoxically, students report being concerned with their learning, express that the classes are uninteresting and ineffective, and do not corroborate the opinion of the parents' lack of interest. In view of these results, it is legitimate to conclude that the PIEF is not fulfilling its function as a response that seeks to prevent school dropout, and that it is urgent to review and change aspects such as the curricular structure, teaching and learning methodologies, the relationship between students and teachers who attend this educational response, and also the relationship between the School and the families of these students.porAbandono escolarJovensTécnico de intervenção localFatores e motivos relacionados com o PIEF que previnem o abandono escolarmaster thesis203802993